A Hungria também equipará seus Gripen com IRIS-T

0
2712

Por Giacomo Cavanna, Ares Osservatorio Difesa (*)

 A Hungria assinou um contrato com a a alemã Diehl para a aquisição de um lote de mísseis ar-ar IRIS-T, com o objetivo de equipar a frota de Saab JAS-39C/D Gripen de sua Força Aérea.

O IRIS-T permitirá que a Hungria volte a adquirir uma capacidade de engajamento em comparações aéreas de curto alcance com alvos de curto alcance, pois, a capacidade “off-boresight” dos mísseis IRIS-T é muito alta e melhor do que seus  AIM-9 Sidewinder, graças às soluções tecnológicas específicas adotadas durante o desenvolvimento.

Produzido pela Diehl Defense desde 2005, em uma cooperação com seis parceiros europeus, incluindo a Itália, este míssil tem a capacidade de aquisição e abate de diversos alvos aéreos, além de outros aviões, como helicópteros, mísseis de cruzeiro, mísseis antinavio, foguetes balísticos e pequenos UAVs.

(*) Ares Osservatorio Difesa é uma Associação Cultural italiana, fundada em 12 de abril de 2019, em Roma, para a análise e estudo de questões nacionais e internacionais relacionadas às áreas de defesa e segurança, e parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here