A Hungria também equipará seus Gripen com IRIS-T

Por Giacomo Cavanna, Ares Osservatorio Difesa (*)

 A Hungria assinou um contrato com a a alemã Diehl para a aquisição de um lote de mísseis ar-ar IRIS-T, com o objetivo de equipar a frota de Saab JAS-39C/D Gripen de sua Força Aérea.

O IRIS-T permitirá que a Hungria volte a adquirir uma capacidade de engajamento em comparações aéreas de curto alcance com alvos de curto alcance, pois, a capacidade “off-boresight” dos mísseis IRIS-T é muito alta e melhor do que seus  AIM-9 Sidewinder, graças às soluções tecnológicas específicas adotadas durante o desenvolvimento.

Produzido pela Diehl Defense desde 2005, em uma cooperação com seis parceiros europeus, incluindo a Itália, este míssil tem a capacidade de aquisição e abate de diversos alvos aéreos, além de outros aviões, como helicópteros, mísseis de cruzeiro, mísseis antinavio, foguetes balísticos e pequenos UAVs.

(*) Ares Osservatorio Difesa é uma Associação Cultural italiana, fundada em 12 de abril de 2019, em Roma, para a análise e estudo de questões nacionais e internacionais relacionadas às áreas de defesa e segurança, e parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No mês de março de 2024, a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt) recebeu uma unidade...

Na manhã de hoje, 27 de março, ocorreu a cerimônia de lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), o terceiro...

Durante a LAAD Security & Defence 2024, feira voltada para a Segurança Pública que acontece entre os dias 2 e...

Santiago Rivas (*) Após a aprovação dos recursos pelo Ministério da Economia da Argentina, no dia de ontem, 26 de...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM BREVE