Primeiro Saab GlobalEye para a Força Aérea Sueca

A Saab apresentou a primeira aeronave GlobalEye encomendada pela Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para a Força Aérea da Suécia. O avião entrará agora na fase de testes e verificações antes de realizar seu primeiro voo e ser entregue ao cliente.

A Suécia encomendou três unidades do sistema de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C). As duas primeiras foram contratadas em 2022, com opção para aeronaves adicionais, enquanto uma terceira unidade foi encomendada em 2024.

O GlobalEye combina sensores ativos e passivos para detectar e identificar alvos a longas distâncias nos domínios aéreo, marítimo e terrestre. A plataforma fornece informações em tempo real para unidades das forças aéreas, terrestres e navais, contribuindo para a formação de um quadro operacional abrangente e para a identificação antecipada de ameaças.

Saab/Divulgação

Segundo a Saab, a incorporação do sistema ampliará a capacidade sueca de vigilância e consciência situacional, oferecendo informações para apoiar a tomada de decisões e o planejamento de operações.

“A apresentação do primeiro GlobalEye da Suécia representa um marco importante tanto para a Saab quanto para as Forças Armadas suecas. À medida que o programa avança rumo à entrega, o GlobalEye proporcionará à Suécia uma poderosa capacidade de vigilância aérea e consciência situacional”, afirmou Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *