BAE Systems apresenta o CV90 MkIV da Eslováquia

O CV9035 MkIV destinado às Forças Armadas da República Eslovaca foi oficialmente apresentado durante uma cerimônia nas instalações da BAE Systems Hägglunds, na Suécia.

O ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, recebeu o convidado de honra, o ministro da Defesa da Eslováquia, Robert Kaliňák, e as demais altas autoridades militares, para o evento.

O primeiro de um total de 152 veículos deixou a linha de produção no segundo semestre de 2025 e atualmente passa por uma série de testes na Suécia. A cerimônia marca uma importante etapa no programa CV90 da Eslováquia, conduzido por meio de um acordo entre os governos da Eslováquia e da Suécia. Trata-se de um dos maiores projetos de modernização das Forças Armadas eslovacas nas últimas décadas e de um passo fundamental para o cumprimento dos compromissos do país junto à OTAN.

“Temos orgulho de ver o programa eslovaco do CV90 avançando conforme o planejado, com uma cooperação industrial eficaz como elemento central”, afirmou Tommy Gustafsson-Rask, diretor-geral da BAE Systems Hägglunds. “A Eslováquia passa a integrar o grupo de nações que operam o CV90, uma plataforma comprovada em combate e atualmente empregada por diversos exércitos europeus”.

Parceiros industriais eslovacos envolvidos na produção e entrega dos veículos também participaram do evento. O contrato prevê significativa participação da indústria nacional, com empresas eslovacas respondendo por mais de 40% do valor total do acordo.

A cadeia de suprimentos reúne cerca de 30 empresas do país e segue em expansão. Ao longo de 2025, passou também a incluir companhias como Hriňovské Strojárne, Konštrukta–Defense, MSM Land Systems, S.M.S. spol sro, STV Machinery e ThyssenKrupp Rothe Erde Slovakia.

A cooperação reforça a segurança de suprimento, fortalece o conhecimento local e estabelece as bases para a participação da indústria eslovaca em futuros programas relacionados ao CV90, para além das entregas nacionais. O programa também impulsiona a produção local, incluindo transferência de tecnologia, ampliação de instalações industriais e geração de empregos em toda a região.

O CV9035 MkIV é a versão mais recente do consagrado veículo de combate de infantaria. A variante eslovaca está equipada com canhão Bushmaster III, de 35x228mm, sistema avançado de controle de tiro e arquitetura digital de última geração, além de solução de sistema de proteção ativa (APS) e míssil anticarro guiado integrado de última geração, ampliando as capacidades multidomínio do CV9035 no campo de batalha. A versão MkIV oferece proteção balística e antiminas aprimorada, motor mais potente (com até 1.000 cavalos de potência) e capacidade de integrar novos sensores e sistemas de armas conforme os requisitos do usuário.

O CV9035 MkIV proporciona maior proteção à tripulação e melhor consciência situacional no ambiente operacional. O projeto prevê atualizações ao longo de seu ciclo de vida, evidenciando seu valor como investimento de longo prazo.

O CV90 já está em serviço em oito países europeus, com veículos para outros dois Estados-membros da OTAN e da União Europeia atualmente em produção. A participação no CV90 User Club permite a troca de experiências operacionais, cooperação em treinamento e suporte logístico, além do desenvolvimento coordenado de futuras modernizações, contribuindo tanto para a prontidão operacional quanto para a evolução de capacidades no longo prazo.

O CV90 MkIV na EUROSATORY 2022 (Foto: Paulo Bastos)


Fonte: BAE Systems

COMPARTILHE

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *