No dia de hoje, 27 de janeiro, no “Centro Polifunzionale di Sperimentazione” (CEPOLISPE), em Montelibretti, a Joint Venture Leonardo Rheinmetall Military Vehicles (LRMV) entregou ao Exército Italiano (EI) as quatro primeiras viaturas blindadas de combate de Fuzileiros Lynx. Essa primeira entrega marca o lançamento oficial do programa A2CS (Army Armoured Combat System), para o qual um contrato inicial para a aquisição de 21 novos veículos foi assinado em novembro passado.
O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, afirmou: “O cenário internacional exige uma Defesa em constante evolução, capaz de garantir a segurança do país e salvaguardar os interesses nacionais. Isso exige um modelo moderno, flexível e confiável, baseado em altos níveis de prontidão operacional, pessoal qualificado e capacidades tecnológicas avançadas. Dentro desse quadro está a entrega do veículo blindado Lynx, resultado da cooperação industrial ítalo-alemã, ao Exército Italiano, com o objetivo de fortalecer os sistemas terrestres por meio da introdução de plataformas de última geração. Nesse processo, o CEPOLISPE desempenha um papel central, garantindo os testes e a avaliação técnica de veículos, equipamentos e sistemas de armas para determinar sua adequação ao uso operacional”.
“O Exército tem uma direção clara e requisitos bem definidos para os novos veículos acelerarem o caminho de ‘mecanização’ das Forças Armadas, que concretamente começa hoje. Após 30 anos em que o soldado italiano demonstrou coragem, compromisso, determinação e profissionalismo em operações de apoio à paz, a ponto de chamar o ‘Modo Italiano’ de manutenção da paz, não temos dúvidas sobre suas capacidades. Eles poderão operar ao máximo se equipados com tecnologia que enfrente os desafios que virão: esse veículo mudará radicalmente a forma como o Exército combate”, afirmou o chefe do Estado-Maior do Exército Italiano, general Carmine Masiello.


A plataforma Lynx é capaz de cumprir múltiplas funções, incluindo veículo de combate de infantaria, transporte de tropas, posto de comando móvel e ambulância. Os quatro veículos entregues hoje complementam a torre Lance de 30mm, da Rheinmetall, que mais tarde será substituída pela torre Hitfist de 30mm, da Leonardo. Esta última equipará todas as outras viaturas blindadas deste contrato.
O programa A2CS, originalmente chamado AICS (Armoured Infantry Combat System), juntamente com o novo programa do Tanque de Batalha Principal, renovará a frota de veículos pesados do EI, fornecendo tecnologia de ponta, caracterizada por altos níveis de digitalização e conectividade, e capaz de operar nos contextos multidomínio mais complexos. Essa colaboração também proporcionará uma oportunidade para a renovação das frotas blindadas dos parceiros internacionais.

Fonte: Leonardo
Uma resposta
Boa possibilidade de nós estreitarmos ainda mais nossa grande aliança com a IDV.