No dia de ontem, 09 de dezembro, durante as comemorações do 201º aniversário da Batalha de Ayacucho e do Dia do Exército do Peru, o governo peruano firmou um acordo estratégico (na verdade um memorando de intenções) com a Hyundai Rotem para uma FUTURA aquisição de carros de combate (“main battle tank” – MBT) K2 Black Panther e blindados sobre rodas 8X8 K808 White Tiger.

A cerimônia foi presidida pelo Presidente da República, José Jerí Oré, com a presença do Presidente do Congresso, Fernando Rospigliosi Capurro; o Presidente do Conselho de Ministros, Ernesto Álvarez Miranda; o Ministro da Defesa, César Díaz Peche; o chefe do Comando Conjunto das Forças Armadas, general David Guillermo Ojeda Parra; e o comandante-geral do Exército, general César Briceño Valdivia.
O acordo estabelece cooperação tecnológica, opções de financiamento e o fomento de projetos industriais relacionados ao setor de defesa. Isso consolida os esforços para equipar o país com recursos modernos e confiáveis que atendam às demandas de segurança e defesa do século XXI.

Fonte: Ministério da Defesa do Peru
Respostas de 3
Tomara que o Peru consiga essa aquisição, creio que K2 em umas 50 unidades. Mas será interessante o Brasil ficar atrás de Peru , Argentina e Chile nos carros de combate, sem falar no T-72 120mm da Venezuela, talvez assim alguém em do comando aja.
O T 72 possui um canhão de 125mm cm carregador automático.
O K2 seria uma ótima aquisição para o Peru, mas será q tem cacife para adquirir e manter os blindados??
A Argentina fez uma ótima upgrade em seus blindados cm ajuda de Israel, elevaram a outro patamar os seus blindados.
O Chile vai fazer tbm uma upgrade em seus Leopard A4 para elevar o padrão de suas forças blindadas.
E o Brasil???? Ainda deitado em berço esplêndido!! Muitas visitas, muitas propostas. Mas nada de concreto …
Vai pela saga do FX 1 da FAB, daqui alguns anos, eles tomarão uma decisão.
A Turquia e Israel tem uma upgrade para os M60, muito boa por sinal. Inclusive existe uma upgrade para o nosso Leopard.
A IVECO tem uma proposta para o Ariete, para produção no Brasil. Mas é a nova versão, com a torre do Centauro II, um novo motor e blindagem.
na minha opinião o governo brasileiro deve comprar o blindado de combate Black panther do sul coreano além do mais o peso se passa nem chega a 50 toneladas