A empresa italiana Leonardo DRS e a francesa KNDS anunciaram hoje, 13 de outubro, um acordo de parceria estratégica para oferecer um sistema de obuseiro autopropulsado CAESAR® ao Exército dos Estados Unidos (US Army).
O acordo reúne duas empresas líderes em defesa com vasta experiência no desenvolvimento e fornecimento de capacidades táticas móveis: a Leonardo DRS, líder global em integração de plataformas, será a contratada principal; e a KNDS France, líder global no desenvolvimento de sistemas de artilharia móvel e uma gama completa de munições, projetista e atual produtora do CAESAR®. A equipe pretende apresentar ao US Army um sistema de combate altamente eficaz e comprovado em ambientes de combate modernos.
“A capacidade dos soldados de posicionar a artilharia no alvo de forma rápida e confiável é uma missão crucial que o US Army está cumprindo”, disse Aaron Hankins, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de negócios Leonardo DRS Land Systems. “Ao nos unirmos à KNDS, temos orgulho de poder oferecer ao serviço uma solução madura, precisa e de alto desempenho, pronta para ser utilizada hoje mesmo.”
As vantagens do obus autopropulsado CAESAR® podem atender à necessidade imediata do Exército por sistemas de artilharia mais potentes. A plataforma foi projetada para fornecer suporte de artilharia eficaz e de longo alcance, com precisão e tempos de resposta rápidos. Sua capacidade de disparo rápido oferece suporte sustentado durante os combates, enquanto sua alta mobilidade proporciona aos usuários a capacidade de posicionamento rápido em praticamente qualquer terreno. A arquitetura do CAESAR® demonstrou particular relevância na Ucrânia contra a ameaça de UAVs e Munições de Permanência. A excelente taxa de sobrevivência combinada com uma alta taxa de prontidão operacional são um resultado direto da sua arquitetura modular.
“A KNDS tem orgulho de se unir à Leonardo DRS para oferecer ao US Army uma solução acessível baseada em um sistema de artilharia muito robusto, preciso e comprovado em combate”, disse Olivier Travert, diretor de marketing e vendas da KNDS França. “Esta arma é particularmente adequada para enfrentar os desafios que os combatentes enfrentarão nas próximas décadas. A munição calibre 52 da CAESAR® tem um histórico de segurança excelente e comprovado em condições de combate, em todos os climas, após disparar centenas de milhares de tiros. As lições aprendidas em três anos de combate na Ucrânia – onde 120 CAESAR® estão agora mobilizados – nos dão uma posição excepcional para oferecer ao Exército dos Estados Unidos uma arma de última geração que pode ser integrada a um caminhão tático dos EUA”.
A parceria para atender a essa necessidade emergente do US Army reforça a liderança e a experiência comprovada da Leonardo DRS na identificação, desenvolvimento e entrega de sistemas inovadores e integrados para novos mercados de necessidades críticas. Esta oportunidade também permite à KNDS expandir suas capacidades de liderança no mercado de defesa dos EUA.

Fonte: KNDS