A empresa BAE Systems começou a campanha de promoção da nova versão do CV90120, o MkIV.
O CV90, ou “Combat Vehicle 90”, é uma família de veículos de combate blindados suecos projetados pela Försvarets Materielverk (FMV), administração de materiais de defesa da Suécia, em conjunto com as empresas Hägglunds e Bofors, em meados dos anos 1980. O tipo entrou em serviço naquele país na década seguinte com o nome de Stridsfordon 90, especialmente para atuar em terreno acidentado e com clima desafiador no extremo norte do país. Na época, já era o projeto mais maduro dentre os apresentados.
No início desta década, a BAE Systems Hägglunds apresentou a versão MkIV da família CV90, com diversas melhorias, incluindo maior proteção balística e um novo conjunto de potência (“powertrain”), equipado com um motor de 1.000 hp e a transmissão X300, passando a relação peso-potência para 18,0 kW/t, o que elevou muito sua capacidade e mobilidade. Também dispõe de sistema de proteção “hard kill” e “soft kill”.
Com arquitetura eletrônica completamente nova, de 4ª geração, foi projetado para permitir a implementação de aperfeiçoamentos e de tecnologias de realidade aumentada no conceito “iFighting”. Esse sistema combina dados de diferentes fontes, faz a fusão dessas informações e prioriza aquelas mais críticas, permitindo a tomada de decisão mais rápida e assertiva.
Essa variante foi o primeiro VBC Fuz da OTAN com um sistema de proteção ativa certificado pela aliança, e já está sendo adotada pelos exércitos da República Tcheca e Eslováquia, além de encomendado por Lituânia, Finlândia, Noruega e Suécia.
A fim de incorporar os avanços tecnológicos dessa versão ao seu MMBT, no início deste ano foi apresentado o CV90120 MkIV, cujo protótipo tem previsão de estar pronto em 2027, equipado com o novo canhão alemão Rheinmetall L44A1, de alta pressão, mas conservando as baixas dimensões.
Com desempenho significativamente melhor que os L44 que equipam os carros de combate Leopard 2 até os 2A5, esse canhão poderá disparar as mais recentes munições do arsenal da OTAN, bem como as futuras (NEO), incluindo as programáveis. Seu desempenho rivaliza com os L55 dos Leopard 2A8, porém com tubo mais curto e freio de boca.
Atualmente o CV90120 participa dos programas que visam substituir os CC Leopard 1A5BR na Cavalaria do Exército Brasileiro, no Programa da Nova Família de Blindados, e os CCL SK-105 A2S no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, no PROADSUMUS.


Veja artigo completo na edição 179 da revista Tecnologia & Defesa
Respostas de 14
CV90 é um veículo dos anos 80. Precisamos de novas tecnologias. Sou a favor do Tulpar.
O carro foi completamente remodelado. Não tem nada dos anos 80 no CV 90 atual. Sem contar que tem várias horas em combate. Comparado com o Tulpar, o CV90 tem mais potência, mais torque, blindagem muito superior, proteção ativa hard kill e soft kill. A torre possui muito mais recursos tecnológicos. Não estão sequer na mesma prateleira.
Várias horas de combate, destruídos e capturados pelos russos.
Entao podemos dizer que os T-72 e T-90 são ruins? Já que os ucranianos ja destruíram e capturaram vários.
O CV90 com calibre 120mm não existe. Os suecos querem que o Brasil banque o desenvolvimento igual foi feito com o Gripen.
A consulta pública do Exército é para aquisição de produto. Não tem nada a ver com desenvolvimento.
Então o CV90 na versão MMBT não poderia participar pois ele não existe. Nunca foi desenvolvido, nunca foi homologado.
Como não existe?
Ele até veio ao Brasil para ser demonstrado. Ele apenas não foi encomendado por algum cliente, de forma que não está em produção.
Não dá para comparar com o Gripen E/F quando adquiridos pela FAB.
o que veio ao Brasil e o Mk3 e é um protótipo.
o Mk4 como a matéria diz só ficará pronto em 2027.
Sim e sim.
Mas isso não é contraditório com o que eu afirmei, pois o comentário que eu respondi dizia que o CV90120 não existia e não que CV90120 mk4 não existia.
E por mais que seja apenas um protótipo, é um veículo que existe, anda, dispara e etc.
O Gripen E/F era apenas um projeto na época de sua escolha pela FAB. Nenhum piloto da FAB voou no Gripen E antes de sua escolha. E nenhum voou no F até hoje. Outra situação.
Se o EB exigir um veículo em produção, o CV90120 não ganhará. Mas se ele aceitar que veículos existentes mas ainda não encomendados participem, o CV90120, mk3 ou mk4, terá boas chances.
Sou a favor de qualquer plataforma que tenha integrada a torre Hitfact 2 120mm, a mesma do centauro 2.
Esse veículo não é um MBT. Pra mim é mais uma tentativa de empurrar produtos “recalchutados” para o mercado. É vem simples avaliar se isso presta, o país que produz ele usa em seu exército como MBT? Não né…
CV90 120mm não foi comprado pela Suécia ou por nenhum outro país, porque compraríamos?
Claramente porque não necessitam de um MMBT, Boa parte dos paises tem estrutura para suportar MBT’s de 60~70t como o Leopard sendo deslocados para diversas partes.
Ao contrário do Brasil que pontes e estradas suportam no máximo 50t, Onde no máximo suporta o Leopard 1 e M60.
Aliás o uso de MMBT que suportam no máximo 30mm não e uma boa troca, Preferia uma modernização do Leopard 1.