Primeiro KC-390 de Portugal já está operacional

Por volta das 16h30 (hora local, cerca de 12h30 no horário Brasília) de hoje, 19 de outubro, pousou na Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, o KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP), concluindo sua primeira missão operacional.

“O voo transatlântico, entre Brasil e Portugal, marcou o início de operação da atividade operacional do KC-390, o qual, a partir de agora, integra em pleno o sistema de armas da Força Aérea”, informou a FAP.

A aeronave, matricula FAP 26091 (antiga PT-ZDK), partiu das instalações da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), na ultima terça-feira, tendo realizado escalas técnicas em Recife (PE) e na Ilha do Sal, em Cabo Verde.

O KC-390 é um avião de alcance intercontinental, dotado de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais. A frota de KC-390 será operada pela Esquadra 506, os “Rinocerontes”, sediada na BA11.

 Com informações e imagens da Força Aérea Portuguesa

COMPARTILHE

Respostas de 5

  1. Poderia ser KC-390 Rino, para combinar com o tamanho e com o chifre de reabastecimento. O nome do esquadrão ficou perfeito. Poderiam pintar um rinoceronte no estabilizador vertical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *