No período de 18 a 29 de setembro, Escritório de Projetos do Exército (EPEx) enviou uma comissão, coordenada pela Chefia de Material (Ch Mat), para realizar o teste de aceitação de fábrica dos novos radares SABER M60 da versão 2.0, em Campinas (SP). Na ocasião, duas unidades foram submetidas a testes técnicos, com a finalidade assegurar a qualidade de atendimento aos requisitos estabelecidos pelo Exército.
A comissão de recebimento contou com militares do Comando Logístico (COLOG), Centro Tecnológico do Exército (CTEx), 2º Batalhão de Suprimento (2º B Sup), Batalhão de Manutenção e Suprimento de Artilharia Antiaérea (B Mnt Sup AAe) e da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe).
O radar SABER M60 2.0 vem sendo adquirido pelo Programa Estratégico do Defesa Antiaérea (Prg EE DAAe) a fim de equipar as seções antiaéreas de grupos e baterias de Artilharia antiaérea do Exército Brasileiro.
Fonte: Escritório de Projetos do Exército
Respostas de 9
Boa tarde
Qual a evolução dessa versão 2.0? Pode detectar URVs e pequenos drones ?
Obrigado
Quais os ganhos técnicos desta versão 2.0 ???
Atualização e modernização dos sistemas e sensores, aumentando o número de alvos processados simultaneamente.
Bastos.
Essa atualização é possível para as unidades já fabricadas da versão 1.0?
Bastos.
Outra pergunta.
Para detecção a baixa altura contra alvos de pequeno porte (Drones), você acha que o antigo EDT FILA poderia ser eficaz, reativando uma versão melhorada como diretora de tiro?
Obrigado Paulo Bastos pelo esclarecimento
Aparece nas Lives
Abraços
Parabéns EB por mais está grande conquista.
Esse radar pode ser usado em embarcações da Marinha?
Além das perguntas acima, este radar pode ser utilizado em contra bateria, visto sua facilidade em acompanhar artilharia no front.