O Arsenal de Guerra do Rio (AGR), o “Arsenal Dom João VI”, organização militar diretamente subordinada à Diretoria de Fabricação (DF), recebeu uma passadeira flutuante IAB (“Infantry Assault Bridge”) do 1° Batalhão de Engenharia de Combate Escola (1° BE Cmb-Es), com o objetivo de estudar o equipamento e iniciar o desenvolvimento de um projeto nacional.
O AGR designou um grupo de trabalho, composto por uma equipe multidisciplinar de engenheiros de materiais e mecânicos, junto a desenhistas, para conduzir o projeto em suas instalações e criar uma solução totalmente nacional: uma ponte de alumínio mais leve e adaptada às necessidades do Exército Brasileiro.
A Passadeira IAB utilizada como base, produzida pela General Dynamics European Land Systems (GDELS), é um equipamento leve e versátil, utilizado para a locomoção de tropas, operações aeromóveis/paraquedistas e forças especiais, possuindo diversas vantagens para transposição de curso d’água, facilidade de transporte, montagem simples, composição leve e capacidade de transpor terrenos íngremes e acidentados. Tem um comprimento de 30 metros e é possível conectar até dois módulos para alcançar um comprimento final de 60 metros.Serão diversas etapas, incluindo levantamento de componentes, seleção de materiais, definição de processos e criação dos desenhos técnicos, chefiada por uma tenente QEM, que participou de um curso, em 2021, sobre o tema na GDELS, em Kaiserslautern, Alemanha, adquirindo conhecimentos em manutenção e operação do equipamento.
No futuro, a nova passadeira será fabricada pela indústria nacional e distribuída às organizações militares de Engenharia para serem utilizadas em operações de cooperação, apoio direto e adestramento, dentre outras atividades.
Com informações e imagens do Arsenal de Guerra do Rio
Respostas de 2
Ideal seria ter uma modularidade para caber num transporte aéreo, tipo KC, com da rápida mobilidade e transferências.
Creio que mesmo leigo no assunto, temos que paralelar todas as forças, inclusive e principalmente os fuzileiros navais, e tropas de ação rápida, em que tudo seja um só bloco.