A Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), com o apoio do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), do Comando da Força Aeronaval e organizações militares subordinadas, conduziu, no período de 11 a 13 de abril, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e no Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) Amazonas (P-120), a demonstração do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) Nauru 500C, da empresa brasileira XMobots, com o propósito de verificar as capacidades e características do SARP para operações em terra e embarcadas.
O Nauru 500C é uma ARP certificada pela ANAC, de decolagem e pousos verticais (“vertical take off and landing” – VTOL), que elimina a necessidade de equipamentos de lançamento e de recolhimento e possui capacidade de realizar operações de inteligência, vigilância e reconhecimento. Desenvolvido para operações BVLOS (“beyond visual line of sight”) acima de 400ft, o Nauru 500C possui uma autonomia nominal de 4 horas, alcance de até 60 Km, comprimento de 1,86 m, envergadura de 3,64 m, e peso máximo de decolagem de 25 kg. A ARP pode ser configurada com câmeras estabilizadas eletro-ópticas (EO) e infra-vermelho termal (LWIR).
A demonstração realizada pela empresa XMobots contribui para o estabelecimento de requisitos para as futuras aquisições do Programa de Obtenção de SARP-E, previsto no Portfólio Estratégico da Marinha, e para o desenvolvimento de Produtos Estratégicos pela Base Industrial de Defesa (BID).
Fonte: Xmobots
Respostas de 5
Uma excelente noite de terça-feira a todos os Senhores camaradas do Tecnodefesa.
Nossa Gloriosa Marinha de Guerra do Brasil é muito complexa de entender.
Eu explico:
Gastou uma fortuna no ScanEagle (tudo bem que o drone da Boeing tem 6x mais autonomia de vôo que o NAURU500, mas não dá pra entender porque não investir logo de cara na solução nacional! É ainda porque não investir no NAURU1000C que o EB está implantando! Este SARP tem uma autonomia de 10 horas de vôo (baixa em comparação às 24h do ScanEagle), mas pode ser armado coisa que o aparelho americano não, isso sem falar que, dependendo do humor de Washington, podemos ter o ScanEagle na vala…
Em fim…muito difícil entender as escolhas da MB.
Sgt Moreno
(CM)
a marinha estava interessada em testar vant da stela, albatross, para usar no Atlântico. Nao sei se ja foi feito esse teste ou vao fazer.
Acredito que sãoutilizados para operções diferentes e o NAURU não estava ainda disponível, sendo protótipo. O ScanEagle já está em uso há muito tempo.
Considero importante a compra do ScanEagle, um produto pronto e operacional em outras marinhas, para que a MB tenha parâmetro de comparação ao avaliar os Vants nacionais.
Mas, agora é hora de adotar também e em maior escala os Vants brasileiros.
Bacana!! Ótima iniciativa!!
seria interessante testar o NAURU 1000C o mesmo do EB, é maior e carece de mais área para operação.
O Nauru 1000C tem 10 Horas de autonomia 18Kg de carga paga , velocidade de Cruzeiro de 111km/h Envergadura de 7,7m comprimento de 2,9m
4h de operação deve ser ideal para forças de segurança publica, para uma operação no Mar , parece ser pouco