Elbit anuncia venda do ATMOS para a Dinamarca

A empresa israelense Elbit Systems anunciou hoje que recebeu dois contratos, no valor total de US$ 252 milhões,  para fornecer sistemas de foguetes de artilharia o Exército da Dinamarca.

No primeiro contrato, no valor de US$ 119 milhões, serão fornecidos sistemas de artilharia autopropulsado ATMOS, em quantidade suficiente para equipar um batalhão, e sua previsão de entrega é de dois anos. Estes sistemas irão substituir os CAESAR 8X8 doados para a Ucrânia.

Já o segundo contrato, no valor de $ 133 milhões, é reverente a duas baterias de sistemas de lançamento de foguetes de artilharia PULS, incluindo um pacote de foguetes e mísseis, cuja previsão de entrega será de três anos.

O sistema ATMOS é um obuseiro autopropulsado sobre rodas, com uma peça de 155 mm e 52 calibres, capaz de disparar todos os projéteis de 155 mm certificados pela OTAN, com um alcance efetivo de mais de 40 km (com projéteis padrão) e oferece alcance estendido com projéteis assistidos por foguete (RAP). Foi projetado para implantação e operação rápidas, permitindo o fornecimento de suporte de fogo para uma ampla gama de missões e é um dos fortes candidatos no programa VBCOAP 155mm SR do Exército Brasileiro.

Sistema PULS (Foto Elbit Systems)

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Chegou neste sábado, dia 11, ao Rio Grande do Sul, um comboio de veículos do Corpo de Fuzileiros Navais, incluindo...

Muitos estão cobrando mais atitudes das Forças Armadas, mas ignoram o lado humano de seus militares. O desastre ambiental sem...

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quinta-feira (09), missão de Reconhecimento Aéreo em apoio à Operação Taquari 2, acionada...

Nos próximos dias, a Força Aérea Brasileira (FAB), no âmbito do Comando Conjunto Ativado para a Operação Taquari 2, vai...

Comentários

6 respostas

  1. Muito interessante, principalmente por saírem do Caesar e pularem pro Atmos (creio que isto vai pesar com força a favor do Atmos aqui no EB).
    Bastos, na foto temos um sistema de foguetes em plataforma Mercedez e a outra em um Tatra 8×8 ???(o qual ainda possui braço Munk)

  2. Muito interessante. Isso só demonstra que se o produto é bom, clientes dispostos a comprar existem. Parabéns à Elbit.
    Apenas por curiosidade: esse sistema de lançamento de foguetes é da mesma categoria do Astros?
    Abraço.

  3. Uma pergunta incômoda. Os dinamarqueses compraram o PULS israelense que não é da mesma categoria que o Astros, creio, apenas por ser um MRLS, mas é inferior sob qualquer aspecto.
    Neste sentido, por que não o ASTROS 2020 da Avibras…
    A Polônia comprou sistemas M270 norte americanos a rodo. Outros países do leste europeu tem interesse ou necessidade de renovar seus sistemas homólogos. Mas a Avibras sequer é citada em termos de opções nas muitas notícias sobre o rearmamento europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL