Por Giacomo Cavanna, Ares Osservatorio Difesa (*)
O secretário de Defesa Christophe van der Maat apresentou oficialmente a nova viatura Iveco Manticore que em 1.185 unidades substituirá a maioria dos veículos do tipo todo-o-terreno (“off-road”) atualmente usados pelas Forças Armadas Holandesas.
O veículo, desenvolvido pela Iveco Defence Vehicles (IDV), faz parte do programa de substituição dos veículos de rodas no âmbito da Defesa (“Defensiebrede Vervanging Operationele Wielvoertuigen” – DVOW) que visa à renovação dos veículos operacionais sobre rodas das Forças Armadas Holandesas que, adquiridos entre os anos 80 e o novo século, que agora estão próximos do fim da sua vida operacional.
Para dar um exemplo, os veículos leves Mercedes-Benz 290GD G-Class Wolf e Land Rover Defender 110XD, os caminhões DAF YA44400 e YA2300 e o veículo blindado de combate YPR-765 em serviço no Gendarmeria Real e Real Força Aérea Holandesa.
O Iveco Manticore, ou MTV (“Medium Tactical Vehicle”), faz parte do subprojeto veículo 12kN (Voertuig 12kN) do DVOW e substituirá todas as variantes dos veículos blindados Mercedes-Benz 290GD e YPR-765 atualmente em serviço.
O MTV tem comprimento de 5,9 metros, largura de 2,43 metros e altura do teto de 2,76 metros, com peso vazio de aproximadamente 12 toneladas e capacidade de carga útil de aproximadamente duas toneladas, podendo atingir uma inclinação de 30°.
O veículo é equipado com um motor diesel turboalimentado NEF67 EUIII, de seis cilindros, 276 cavalos de potência (207 kW) e 1.000 Nm, produzido pela FPT Industrial, e pneus Pirelli PS22 365 / 85R20, equipados com um sistema de controle de pressão centralizado que pode ser operado pelo motorista.
O alcance máximo é de cerca de 600 quilômetros, a altura do vau sem preparação é de cerca de 0,75 metros, enquanto a velocidade máxima é limitada a 90 km/h.
Para enfatizar as características off-road, o veículo é equipado com tração integral permanente com três níveis diferentes de diferencial e travamento reduzido. Por razões puramente econômicas, optou-se por adotar um quadro com longarinas, suspensões de molas e barras estabilizadoras.
Como precisa substituir um grande número de viaturas empregadas em diferentes funções, cinco variantes diferentes foram projetadas:
- Carroceria “hard top” fechada;
- Carroceria aberta com tampa removível “soft top”;
- Variante logística com cabine blindada “pick up”;
- Variante de transporte de feridos;
- Variante da Polícia Militar.
Os veículos também serão equipados com sistemas de armas remotamente controladas (SARC) e a IDV fornecerá 130 sistemas.
Inicialmente deveria substituir os obsoletos Land Rovers usados pelo Corpo de Fuzileiros Navais, mas as dimensões da embarcação não são compatíveis com as da embarcação de desembarque LCVP da classe Higgins, atualmente em uso. O Ministério decidiu, portanto, lançar o projeto futuro veículo de patrulha de litoral com mobilidade todo-o-terreno (“future littoral all-terrain mobility patrol vehicle” – FLATM PV) para adquirir 179 novos veículos leves a partir de 2025.
(*) Ares Osservatorio Difesa é uma Associação Cultural italiana, fundada em 12 de abril de 2019, em Roma, para a análise e estudo de questões nacionais e internacionais relacionadas às áreas de defesa e segurança, e parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.