Por decisão da presidência da República e coordenado pelo Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores, a Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar um Embraer KC-390 Millennium para resgatar brasileiros que estão em Varsóvia, na Polônia, depois de fugirem dos conflitos na Ucrânia. A estimativa é que 500 vivessem no país antes da guerra.
A decolagem do KC-390 está prevista para acontecer na tarde de segunda-feira (7 de março), a partir do aeroporto de Brasília levando no trajeto de ida 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária. O KC-390 fará escalas em Recife, Cabo Verde e Lisboa, estando de volta ao país no dia 10 de março. A quantidade de pessoas a serem embarcadas não foi informada.
O Brasil tem feito vários esforços para apoiar os brasileiros na região e na Ucrânia tendo apoiado a saída de mais de 100 pessoas que buscaram abrigo na Polônia e a Romênia.
Dois postos de atendimento foram abertos em Lviv, localizada próxima à fronteira com a Polônia, e em Chisinau, capital da Moldávia.
A Embaixada do Brasil na Romênia montou um posto avançado na cidade de Siret, na fronteira com a Ucrânia, para reforçar a acolhida a brasileiros em saída do país vizinho. Até o momento, mais de 130 brasileiros ingressaram em território romeno.
Uma resposta
Trabalho Nobre,
A falTa que faz os meios par o Transporte estrategico , em Breve os A330