Modernização do Cascavel – Entrega das propostas na próxima semana

A Diretoria de Fabricação (DF) do Exército Brasileiro (EB), publicou que o prazo de entrega das propostas para licitação da concorrência  nº 01/2021-DF, referente à contratação de empresa especializada para a execução do serviço de modernização de nove viaturas blindadas de reconhecimento média sobre rodas (VBR-MSR) EE-9 Cascavel, se encerra na próxima segunda-feira, dia 21 de fevereiro.

O processo sofreu um pedido de impugnação, feito pela filial da empresa estadunidense Combat Armour Defense, apontando uma afronta ao principio constitucional da isonomia, porém o mesmo foi indeferido por “desconhecimento da legislação” nacional vigente pela empresa.

Além da empresa citada, a Akaer, Ares, Avibras, Columbus,  Equitron, Hensoldt, IAI, Leonardo, Norinco, Opto, Rafael, Rosoboronexport, Safran e Universal demonstraram interesse no programa, porém se espera participação de outras.

Segue abaixo a anuncio do prazo final:

Concorrência Nº 01/2021: Projeto de Modernização da VBR MSR EE-9 Cascavel

Projeto de Modernização da Viatura Blindada de Reconhecimento Média Sobre Rodas (VBR MSR) EE-9 CASCAVEL

Contratação de empresa especializada para a execução do serviço
Processo Administrativo nº 64473.003703/2021-49

        De acordo com a Diretriz de Implantação do projeto em tela (publicado na Portaria – EME/C Ex Nº 459, de 2 de agosto de 2021), a Diretoria de Fabricação, DF, órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, é responsável por conduzir o Projeto de Modernização da Viatura Blindada de Reconhecimento Média Sobre Rodas (VBR MSR) EE-9 CASCAVEL.

Destarte, torna-se público que a DF, por meio do Setor de Aquisições, Licitações e Contratos, sediada à Praça Duque de Caxias, 25, 7º andar, Rio de Janeiro – RJ, realizará licitação, na modalidade CONCORRÊNCIA, do tipo técnica e preço, de acordo com as informações a seguir:

  • Objeto: Contratação de empresa especializada para a execução do serviço de modernização da Viatura Blindada de Reconhecimento Média Sobre Rodas – EE-9 CASCAVEL, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas no edital e seus anexos.
  • Edital a partir de: 04/01/2022 das 10:00 às 11:30 Hs e das 13:30 às 15:00 Hs
  • Endereço: Praça Duque de Caxias, Nº 25 – 7º Andar – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
  • Telefone: (0xx21) 2519-5317
  • Entrega da Proposta: até as 09:00 Hs do dia 21/02/2022
  • Sessão Pública: 21/02/2022, às 10:00 Hs.
  • Orientações de acesso: Orientações de acesso ao Palácio Duque de Caxias.

Ademais, ressalta-se que o Edital poderá ser acessado no endereço eletrônico https://www.gov.br/compras/edital/160336-3-00001-2021.

Fonte: Diretoria de Fabricação

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Respostas de 19

  1. Enquanto moderniza o Cascavel para ficar em operação até 2037, o Brasil poderia ir desenvolvendo seu blindado 8×8 com 100% tecnologia nacional. Somos capazes!!!

    1. Grifon, Nem o Aço do Blindado Guarani consegue Fabricar no Brasil, como então fabricaremos um Blindado 100% Nacional?

      Temos que cair na Real e sair do mundo da fantasia.
      O dia que os Brasileiros valorizarem sua integridade territorial, a liberdade e a soberania nacional investirão em defesa.

      1. Bueno, infelizmente concordo com você , matamos engesa e bernardini e depois compramos tanques inferiores ao tamoi3 e Osório (m60 e leo1a1), o adarter, missil anti tanque, missil antiradiacao ( que o Paquistão queria), mectron…..Avibras só sobreviveu pelas vendas externas pois se fosse esperar encomendas de nossas forças armadas teria fechado. Guarani so sobrevive pois e Iveco italiano.

          1. Em defesa nacional, as empresas estratégicas são repassadas junto com tecnologia e ativos relevantes e os controladores são responsáveis pela dívida e pgtos. A indenização seria para pagar funcionários….. e o saldo se houver usar para capitalização e repasse da mesma. EUA, RUSSIA, CHINA,ISRAEL,…. faz isto. Gastamos fortunas em desenvolvimento e depois não compramos nada e deixamos falir. Veja caso atual KC390, se Embraer não tivesse parte comercial estaria em apuros

    2. Não tenho dúvidas disso tb Grifon.
      Eu acho até que os Cascaveis deveriam ser repassados a países amigos com preços simbólicos de suas carcaças e ser cobrados apenas os valores de modernização contemplando uma empresa 100% nacional como a Equitron por exemplo.
      São veículos muito bons más não para a nossa necessidade. Já atenderam o que deviam dentro do contexto do EB, hoje ele poderia ser repassado nos moldes que comentei para gerar emprego e dividendos ao país.

    3. O EB está escolhendo o novo blindado 8×8 que irá complementar/substituir o Cascavel modernizado. O mais badalado, e considerado nos fóruns o favorito, é o Centauro, da Iveco.

    4. Amigo, sequer os países de primeiro mundo existe essa de 100% nacional. Isso não existe. Outra que, nossa Base Industrial de Defesa, está começando a pegar fôlego, agora. Algo que, já era pra termos consolidado, há muitos anos. De fato, nós somos capazes sim, mas essa de 100% nacional, isso não existe.

    5. Prezado grifon isso custaria no minimo uns 2 bilhoes e meio so em projeto e prototipo e com almpla concorrência o que diminuiria mercado.Lembremos que sequer a execução do 6×6 esta indo conforme planejado. Nao vai ocorrem desenvolvimento de vbr, vbci ou mmbt no Brasil. Preço é proibitivo.

  2. Eu não sou militar, nem nenhum especialista em blindados, mas realmente, em minha opinião particular, o Cascavel já deu o que tinha que dar, o certo seria o Brasil partir para novos vetores terrestres de reconhecimento armado. Mas de qualquer modo, os militares brasileiros fazem aquilo que esta em seu alcance, e o que o orçamento permite, e infelizmente a melhor opção que se tem, é a modernização do Cascavel.

    1. Gabriel, este veículo ainda tem seu valor em nosso TO e o EB sabe como é o orçamento de Defesa no brasil e seus contingenciamentos. Alias, o EB lançou mais Editais para compras de equipamentos do que as outras FFAA. O que me estranha é são as pessoas , contribuintes, criticarem um ente público tentando tirar o melhor do que tem ao invés de jogar fora e comprar novo a cada 5 anos como fazem os Parlamentos Federais, Estaduais e Municipais com suas frotas de carros oficiais!!

      1. Não é questão de trocar cada 5 anos. Estamos falando de uma viatura que está com mais de 40 anos com espectativa de ficar até 70 anos em operação! Antes de gadttuma grana com um 8×8 caríssimo, tinha que focar nas versões do Guarani 6×6 que poderia ser mais competitivo no mercado internacional caso já tivesse mais versões.

  3. Norinco??? Não, obrigado.
    A premissa de custar 1/3 de uma viatura nova será facilmente atingida. É condição do projeto. E ele ira adiante. Metade das vbr sera cascavel modernizado e outra metade 8×8. Melhor dizendo vbcav

  4. Das empresas que estão concorrendo acredito que a ARES, pelo seu potencial e experiência no desenvolvimento de Torres e Sistemas de Armas Remotamente Controladas terá a melhor solução para o Cascavel.

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