Força Aérea Brasileira recebe primeiros EMB-312 Tucano modernizados

Os quatro primeiros exemplares modernizados do turboélice de treinamento avançado da Embraer, o EMB-312 Tucano, foram entregues oficialmente para a instrução na Academia da Força Aérea (AFA).

Designados T-27M, os exemplares FAB 1383, FAB 1426, FAB 1439 e FAB 1446 foram transladados em voo em 9 de dezembro último para a sede da AFA em Pirassununga, interior do estado de São Paulo.

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Baptista Jr., liderou a esquadrilha Trunfos a bordo do FAB 1446.

Numa primeira fase, a instrução na AFA será mantida com exemplares antigos e modernizados, mas em meados de 2022 espera-se que toda a frota d instrução seja composta apenas por aeronaves modernizadas.

O principal foco da modernização está no painel de instrumentos da aeronave que recebeu uma tela de cristal líquido colorido substituindo os instrumentos analógicos. Além disso, novos sistemas de comunicação e navegação adequaram a frota ao novo padrão de navegação pelo país, o RNAV e RNP.

[videopack id=”42640″]http://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2021/12/WhatsApp-Video-2021-11-29-at-21.03.31.mp4[/videopack]

A modernização vai abranger 43 exemplares e o programa deve ser encerrado em dezembro de 2022.

Além de ampliar a vida operacional do Tucano, que está em serviço desde 1983, a sua modernização facilitará a transição dos Aspirantes formados pela AFA para os caças A-29 Super Tucano e os aviões de transporte C-95M Bandeirante na Base Aérea de Natal, durante o curso de especialização que forma os futuros pilotos de caça e de transporte, respectivamente.

Até hoje, os alunos aprendem a voar um avião com cockpit analógico na AFA e depois convertem para o digital na Base Aérea de Natal. Agora, esse processo será muito mais facilitado.

COMPARTILHE

Respostas de 2

  1. Pelo volume de T27 ainda em operação mundo afora, eis aí uma excelente oportunidade para as OM’s no caso específico o PAMA-LS, faturar uma grana extra com a comercialização dos Kit’s ou mesmo ( o que seria mais interessante) a realização dos trabalhos. Muitas OM’s nos EUA ganham uma grana com essa modalidade. Recursos estes que são invertidos na própria OM.

    CM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *