Por Hernán Casciani (*)
No dia de hoje, 23 de junho, chegou à Base Naval de Mar del Plata, localizada no sul da Província de Buenos Aires, o ARA Piedrabuena (P52), o segundo navio patrulha oceânico polivalente (POPB) classe Gowind, de uma série de quatro adquiridas pela Armada Argentina. O primeiro, o ARA Bouchard (P51), foi recebido em fevereiro de 2020.
O evento foi presidido pelo ministro da Defesa, Agustin Rossi, juntamente com o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general de Brigada Juan Martín Paleo, e o chefe do Estado-Maior da Marinha, vice-almirante Julio Horacio Guardia.
O Piedrabuena foi lançado ao mar em 1º de outubro de 2020, no estaleiro Kership, na cidade de Concarneau, França, enquanto no dia 13 de abril a empresa Naval Group Naval fez a entrega formal da Unidade à Marinha Argentina. Esta embarcação será incorporada à Divisão de Patrulha Marítima da Área Naval Atlântica.
A próxima unidade, o ARA Storni (P53), tem previsão de recebimento antes do final do ano, e será seguido pelo ARA Bartolomé Cordero (P54), em 2022.
Fotos de Sergio Bellomo.
Matéria publicada originalmente em Pucará Defensa.
(*) Hernán Casciani é correspondente de várias mídias de defesa na Argentina e colaborador de Pucará Defensa, mídia argentina parceira de Tecnologia & Defesa no intercâmbio de informações, para manter os leitores atualizados das notícias importantes que ocorrem entre os dois países.