Durante a International Defence Exhibition & Conference (IDEX) 2021, a maior feira de defesa do Oriente Médio, que está ocorrendo em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e que reúne os principais fabricantes do setor no mundo, a Iveco Defence Vehicles apresenta para os clientes e visitantes seus novos desenvolvimentos, como o MTV (Medium Tactical Vehicle) e o SUPERAV Land 8X8.
Com uma longa tradição de excelência no desenvolvimento de veículos do tipo plataformas blindadas, que datam da década de 1930, quando a fábrica foi implantada em Bolzano, norte da Itália, a Iveco desenvolveu blindados 4X4 para o Exército Italiano, mas a experiência mais significativa vem do desenvolvimento dos blindados 8×8 da família Centauro, dentro do Iveco-Oto Melara Consortium (CIO).
SUPERAV Land
O novo veículo blindado SUPERAV Land 8×8, inicialmente conhecido como SUPERGV, foi desenvolvido de forma independente pela Iveco, tendo como base o projeto do SUPERAV, veículo blindado anfíbio, que originou o blindado do programa Amphibious Combat Vehicle (ACV) 1.1, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC), em parceria com a BAE Systems.
O objetivo do projeto do SUPERAV Land era de fornecer um veículo modular para operação terrestre, não anfíbia, mas com maior nível de proteção balística e capacidade de sobrevivência contra ameaças de armas anticarro, minas terrestres e artefatos explosivos improvisados (Improvised Explosive Device – IED). Seu teto reforçado e modular foi idealizado para maximizar a compatibilidade com diferentes torres, tripuladas ou não, equipadas com armas de médio calibre.
Está equipado com um motor FTP Cursor 16 de nova geração, com 6 cilindros, multicombustível, com potência de 700 HP e torque de 3.000 Nm, transmissão automática ZF 7HP902, com sete velocidades à frente e uma à ré, e suspensões independentes hidropneumáticas McPherson Struts. Um conjunto que que oferece excelente desempenho em termos de velocidade e aceleração, com a melhor mobilidade da classe em todos os tipos de terrenos, e alto nível de confiabilidade mecânica.
Sua tripulação é composta por três miliares, que contam com excelente ergonomia, e é um veículo extremamente adaptável, já desenvolvido dentro do conceito de família, podendo ser utilizado em sua versão básica de transporte de tropas (Armored Personnel Carrier – APC), com capacidade de até oito combatentes completamente equipados, combate de infantaria (Infantry Fighting Vehicle – IFV), recuperador (Armoured Recovery Vehicle – ARV), posto de comando, ambulância e outros.
Principais características
- Peso: 26 ton
- Comprimento: 8,3 m
- Largura: 3,1 m
- Altura: 2,6 m
- Velocidade máxima: >105 km/h
- Autonomia: >700 km a 70 km/h
- Inclinação máxima frontal: >60 %
- Inclinação máxima lateral: >30 %
Respostas de 6
Praticamente um Centauro II adaptado para o transporte de tropas, Essa suspensão e as rodas bem exportas podem ser alvos fáceis para os inimigos.
Não, são projetos completamente diferentes.
Paulo Bastos, tem como fazer uma materia sobre os mísseis poranha A e B, da mectron? Se sao ainda fabricados? E a situação do A DARTER?
Monteiro, essa não é minha praia, mas vou ver se consigo algo.
Bastos, aproveitando o tema 8×8, o Exército Brasileiro adquirindo o Centauro II, virá com transferência de tecnologia?
Sobre a área de blindados no Brasil, inclusive este ano é muito importante para os programas porque ano que vem tem eleições.