Na noite do dia 18, uma carreta da empesa White Martin saiu de Santo André (SP) com um cilindro de oxigênio de 54 toneladas, rumo ao Porto de Santos. Uma equipe do (Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), fez a escolta durante o trajeto.
O tanque foi embarcado no navio-patrulha oceânico (NPaOc) Apa, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste (ComGptPatNavSE), de onde parte ainda hoje para Belém (PA), com previsão de chegada no dia 28, onde o cilindro será envasado com 90 mil m³ de oxigênio líquido e seguirá, via transporte fluvial por balsa, até Manaus (AM), em uma viagem prevista para durar sete dias.
Como parte do esforço para socorrer o Estado do Amazonas, houve uma logística especial, extremante ágil, o que permitiu que a carga chegasse ao porto em tempo recorde.
Com informações e imagens da Marinha do Brasil
Matérias da resposta das Forças Armadas à crise no Amazonas
Forças Armadas socorrem o Estado do Amazonas na falta de oxigênio
Forças armadas continuam no socorro ao Governo do Amazonas
FAB continua no socorro ao Amazonas
Respostas de 3
Complicado esta logística, o APA esta no litoral de Guarujá
deve gastar uns 15 dias ate chegar em Macapá , com 13km/h
As forças armadas estão pegando uma experiência enorme com esta pandemia e muita coisa pode melhorar em relação a logística. o Brasil é enorme.. todos sabem que o sistema logístico é fraco, a infraestrutura é ruim para todos modais… olha a análise para a atualização dos MBT do exército, esbarra na infraestrutura devido peso/capacidade logística para o interior do pais.
Espero que os políticos mudem e apõem as FFAA e a melhoria na infraestrutura do pais.
https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/shipid:1037230/zoom:12
Na verdade a previsão de chegada é dia 28, ou seja 9 dias de viagem.
O Apa foi escolhido exatamente devido a sua velocidade.
Legal, Já esta em Belem!!
https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/shipid:1037230/zoom:8