Primeira aeronave T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB), o FAB 1446, está em fase final do processo de modernização. O avião é empregado nos voos de instrução dos Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP). Nesta etapa, a aeronave também receberá nova pintura.
A modernização é realizada pela empresa Albatross Engenharia, em parceria com a FAB, no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Minas Gerais, e entre os objetivos estão a modernização do painel de instrumentos da aeronave, adaptando-a às novas regras de tráfego aéreo, como os procedimentos RNAV e RNP (tradução do inglês, Navegação de Área e Performance de Navegação Requerida) e às novas demandas de formação dos pilotos da FAB e reduzir as obsolescências logísticas existentes. Em paralelo à modernização das aeronaves, são desenvolvidos também sistemas de simulação para que esses auxílios à instrução reflitam fielmente a nova configuração, o que irá colaborar para uma formação mais moderna e eficiente.
solução para a obsolescência de alguns componentes do painel de instrumentos, itens que não possuem alternativas no mercado. Ou seja, mais flexibilidade para a cadeia de suprimentos”, explicou o Oficial, destacando que o T-27 em fase final é o primeiro de dois protótipos.
O Comandante-Geral de Apoio, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, enalteceu a importância do trabalho realizado. “Nasce uma nova era do T-27 Tucano, a aeronave utilizada na formação dos futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira”, disse o oficial-general.
Fonte: Agência Força Aérea
Fotos: Sargento Matheus Melo/PAMA LS
Respostas de 5
Vida longa ao bicudo!!!
Essa modernização está no mesmo nível da feita pelos colombianos ,ou é mais simples.
Legal, achava que este programa ainda estava na gaveta! Compatibilidade com os cockpits dos A-29 , F-5M , A-1M e futuro F-39
Paulo Roberto Bastos Jr. Voce poderia falar quantos T-27 a FAB tem ?
Não sei o numero exato, mas de acordo com João paulo Morales, deve haver algo em torno de 20 aeronaves, todas na AFA.