O Naval Group lançou ao mar nesta quinta-feira, 01 de outubro, o ARA P52 Piedrabuena, a segunda das quatro embarcações de patrulha offshore (OPV) da classe Gowind encomendadas pela Argentina, em Concarneau, França.
O lançamento ocorreu dois meses antes do prazo contratual, apesar do contexto sanitário adverso, causado pela pandemia do COVID-19.
A Argentina assinou no dia 22 de junho de 2018, em Buenos Aires, o contrato com o Naval Group para entrega de quatro OPV, sendo o primeiro o P725 L’Adroit, uma embarcação comissionada no final de 2011 e operada pela Marinha Francesa (Marine Nationale) de 2011 a 2018, que passou por uma modernização para se tornar o ARA P51 Bouchard, entregue a Armada Argentina em 20 de dezembro de 2019, e a construção de três novas unidades com design aprimorado (conhecido como OPV 87), especialmente adaptadas à navegação nas águas geladas do Oceano Antártico, por meio de um reforço de sua estrutura, cuja primeira é o P52 Piedrabuena
Os dois próximos navios, os ARA P53 Almirante Storni e P54 Bartolomé Cordero, também serão construídos pelo estaleiro Kership, Joint venture entre o Grupo Naval e Piriou, e tem previsão para seu lançamento ao mar em 2021 e 2022.
Características técnicas
Os Navio de Patrulha Offshore da classe Gowind (OPV 87) tem capacidade de permanecer no mar por mais de três semanas, atingir uma velocidade de 20 nós e para acomodar um helicóptero em seu hangar. Operado por uma tripulação reduzida de quarenta membros, ela também pode acomodar passageiros extras.
- Comprimento: 87 metros
- Boca: 14 metros
- Deslocamento: 1.650 toneladas
- Velocidade máxima: 20 nós
- Acomodação: 59 (tripulação e passageiros)
- Autonomia: > 7.000 milhas náuticas
- Capacidade de transporte: duas embarcações leves de 9 metros e um helicóptero de até 5 toneladas
Com informações do Naval Group