Na tarde de quinta-feira passada, dia 05/08, o 16º Batalhão Logístico (16º B Log), Batalhão Tenente-General Napion, realizou a solenidade de encerramento e entrega de diploma do estágio de manutenção preventiva e conduta auto da viatura blindada de transporte de pessoal (VBTP) 6X6 EE-11 Urutu para os agentes penitenciários do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e integrantes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).
O estágio foi realizado no período de 3 a 5 de agosto, no Núcleo de Manutenção de VBTP-MSR 6X6 Guarani do 16º B Log, com o objetivo de qualificar e adaptar os agentes penitenciários do DEPEN e integrantes da FNSP para a execução dos serviços de manutenção e conduta auto da VBTP Urutu, conscientizando os estagiários sobre a importância da manutenção preventiva.
Como coroamento da instrução, os estagiários realizaram uma atividade prática no Campo de Instrução Córrego do Acampamento (CICA), conduzindo a VBTP Urutu e identificando os acidentes no terreno que podem ou não ser ultrapassados pela viatura.
Fonte: 16º B Log
Fotos: Sd M. Silva
Respostas de 8
Será que o EB ira doar urutu para outras PM, assim comi fuzeramni RJ?
gostei da Idea!!.
Desculpe pelos erros
Acredito que atualmente (e espero que futuramente também) somente a PMERJ, devido ao estado que guerra civil que se desenrola em alguns lugares, tenha necessidade desses veículos. Porem isso pode ocorrer.
Bacana!!
Obrigado pela resposta
Serão doados ao DEPEN?
Com o numero excessivo de entregas do guarani perto de 500 unidades, o exército não retirou todos urutus de operação?
Que eu saiba, Mesmo depois que todos os Guarani comprados forem entregues, Alguns veículos Urutu ainda serão usados em unidades de apoio seja comunicações, logística, ambulância e outras modalidades, substituindo os Marruá que executam essas fubçoes mas são blindados, por sua vez, os Marruas também acabaram substituindo os veículos de perfil mais “civil” como jipes, Land Rover, bandeirantes, picapes, etc
Pq havia falta nas OM, bem todas tinham a quantidade de VBT suficiente e Batalhões de Infantaria foram transformados em Mecanizados, criando assim mas necessidades.