8º RC Mec completa sua dotação de VBTP Guarani REMAX

7
3467

O 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado (8º RC Mec), localizado em Uruguaiana/RS, recebeu hoje, dia 18/07, seus dois últimos VBTP-MSR 6×6 Guarani equipados com SARC REMAX e completou sua dotação inicial.

 

Chegada das viaturas hoje

O 8º RC Mec é composto por três Esquadrões de Cavalaria e um de Comando e Apoio e essa dotação faz parte da nova doutrina da Cavalaria Mecanizada, que preconiza o transporte dos Grupos de Combate do Regimento pelas novas viaturas Guarani, que estão substituindo as antigas VBTP 6×6 ENGESA EE-11 Urutu.

As duas primeiros viaturas chegaram em no dia 03/07, seguidos de mais duas no dia 06, duas no dia 09, uma no dia 13 e os duas no dia de hoje.

Dentro do Programa Estratégico do Exército (Pgr EE) GUARANI, O 8º RC Mec existe previsão de receber viaturas Guarani nas versões Ambulância, Posto de Comando Móvel e a Porta-Morteiro, porem não existe prazo para isso, em função dessas versões ainda estão em fase de estudo e desenvolvimento.

 

Nota da redação

Tecnologia & Defesa e o autor registram seus agradecimentos a valiosa colaboração para conclusão desse trabalho do Capitão Thiago de SOUZA SILVA, da Seção de Comunicação Social do 8º RC Mec, pela disponibilização das imagens e informações.

 

Veja Também

ESPECIAL TECNOLOGIA NACIONAL: SARC REMAX

SARC REMAX – Integração no VBTP Guarani

O SARC UT30BR NÃO FOI REPROVADO PELO EB, veja o que de fato ocorreu

7 Comentários

  1. Bom dia Paulo,
    Vendo as fotos, percebo que as vtr foram entregues com a Remac instalada.
    Vi também na sua matéria o trabalho de colimação do reparo.Por ser um sistema sensível, os sistemas eletrônicos e óticos são retirados durante estes transportes e durante a permanência nas garagens ?

    Obrigado

  2. Com os Guaranis substituindo os Urutus. Para onde estão sendo recolhidos os mesmos? Estariam indo para outras unidades?

  3. Ola Flavio.
    Não, os SARC só são retirados em caso de manutenção.
    Elas foram projetadas para serem armazenadas com os veículos e são protegidas.

    • Ola Carlos, pelo que eu fui informado, primeiro os Guaranis serão distribuídos as OM’s da 15ª Bda Inf Mec, 3ª Bda Inf Mtz (que esta sendo transformada em Mecanizada), 9ª Bda Inf Mtz (Unidades-Escola) e as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Bda C Mec, ou seja, para as Brigadas Mecanizadas.
      Não sei quando eles serão distribuído as outras Brigadas, como as de Selva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here