6º RCB recebe viaturas M113BR e certifica seu pelotão Leopard

8
2332

Entre os dias 05 e 07 de abril, o 6º Regimento de Cavalaria Blindado (6º RCB), “Regimento José de Abreu”, aquartelado em Alegrete (RS), recebeu quatro viaturas blindadas de transporte de pessoal (VBTP) M113BR, transferidas do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), de Santa Maria (RS).

As viaturas, que passaram por um processo de modernização pela empresa BAE Systems, nas instalações do Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), foram transportadas 10° Batalhão Logístico (10º B Log) em viaturas especiais prancha, onde foram estacionadas no pavilhão de manutenção das viaturas sobre lagartas.

Certificação do pelotão de carros de combate

No período de 05 a 09 de abril, o 3º Pelotão do 2º Esquadrão de Carros de Combate, pelotão integrante da FORSUL, realizou, a certificação nível 3, no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld). Na certificação, os integrantes do pelotão carros de combate (CC) recebem ordens do instrutor avançados de tiro (IAT) do regimento, planejam e executam diferentes missões no terreno reduzido e no treinador sintético de blindados (TSB).

O TSB é composto de quatro cabines que retratam fielmente as posições do comandante e do atirador, além de possuir um posto externo para o motorista.

Após a certificação nível 3 o pelotão CC fica apto a realizar o tiro real da viatura blindada de combate – carro de combate (VBC CC) Leopard 1A5BR.

 

Em todas as atividades foram observadas as medidas previstas, pelos protocolos das autoridades de saúde, na prevenção e combate à pandemia da Covid-19.

Com informações e imagens da Seção de Comunicação Social do 6º RCB

8 Comentários

  1. Qual a diferença entre infantaria blindada e cavalaria blindada ? Pelo que eu vejo ambas operam Leopard e M113

  2. A infantaria Bld é orgânica das Brigadas Blindadas ou seja forma uma Força Tarefa com os Regimentos de Tank para atuar em um ponto decisivo de uma manobra de divisão normalmente.
    O RCB é uma FT pronta, 2 Cias de tank e 2 Cias de fuzileiros. Ele tem por objetivo realizar ataques e contra ataques limitados em proveito da Brigada Blindada Sobre Rodas ou mecanizado.
    O fato de um ser infante e o outro não está que no EB atual infantaria não poderia servir em quartel de Cavalaria então teria de ser quatro companhias independentes na Bda C Mec ou um Regimento e Um batalhão com duas Companhias apenas. Mas as missões para a tropa são essencialmente as mesmas.

  3. Eu sei que o 1º e o 4º RCC’s cederam algumas unidades da viatura Leopard 1A5 para equipar os 3 RCB’s do RS e que operam o Leopard 1BE. Gostaria de saber quantas unidades foram cedidas por cada RCC e gostaria de saber também, se os 2 RCC’s sediados no Paraná também cederam unidades, e quantas, para esses 3 RCB’s.

    • O 1º e 4º RCC cederam seis Leopard 1A5 BR, cada, para os 4º, 6º e 9º RCB.
      Cada RCB recebeu quatro veículos.

      • Obrigado, Paulo. Apesar da pequena quantidade (4), pelo menos dá um pouco mais de modernidade aos RCB e não atrapalha as dotações dos RCC, que passaram de 54 para 48 unidades, cada.

  4. Paulo, sem querer ser chato, mas tu saberias dizer quantos Leopard 1BE operam em cada um dos 3 RCB aqui do RS, depois do recebimento desses 4 Leo 1A5 em cada um deles?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here