4ª Companhia de Polícia do Exército comemora seus 68 anos

0
1568

Na noite do dia 29 de outubro, a 4ª Companhia de Polícia do Exército (4ª Cia PE), aquartelada no mítico Quartel do Barro Preto, em Belo Horizonte (MG), fez a tradicional cerimônia comemorativa ao seu aniversário de fundação, porem, por causa das rígidas normas de segurança, decorrentes da pandemia da COVID-19, as comemorações desse ano tiveram um numero muito reduzido de ex-militares participantes, marca registrada desse evento.

A cerimônia respeitou todas as medidas de segurança de seus participantes. Na foto, o gen Smicelato, comandante da 4ª RM, tem sua temperatura medida e suas mãos higienizadas antes de adentrar ao evento, e todos com mascaras.

Todavia, como forma de inovar e conseguir levar a mensagem dessa organização militar a todos os veteranos que não puderam estar presentes, seu comandante, o major Claudio Santos, ordenou a produção de um vídeo, onde e a apresentada sua história, tradição e valores, que foi apresentada em um telão durante a solenidade e disponibilizada para todos.

A solenidade, presidida pelo general de exército R/1 Rômulo Bini Pereira, ex-chefe do Estado Maior do Ministério da Defesa, e pelo general de divisão Jorge Antônio Smicelato, comandante da 4ª Região Militar (4ª RM), teve a tradicional homenagem ao marechal Zenóbio da Costa, Patrono da Polícia do Exército, com a colocação de uma corbelha de flores em seu busto, e também o reconhecimento aos militares e civis que se destacaram nos valores cultuados pela PE.

O Policial do Exército é um militar que se destaca dos demais, não apenas pelos valores cultuados em suas unidades, mas pela preservação desses mesmo após deixarem sua farda.

 

As palavras do comandante

“A 4ª Cia PE do Exército é o braço operacional da 4ª Região Militar, na Guarnição de Belo Horizonte. Criada em 1952, na cidade de Juiz de Fora (MG), tem sua sede na capital mineira desde 1976. Organização Militar (OM) composta por combatentes profissionais, altamente motivados e adestrados, a 4ª Cia PE possui como missão síntese executar todo o serviço de polícia, em proveito do Exército Brasileiro, na guarnição. Assim, ressalto às escoltas de comboios, a segurança e proteção de autoridades, as operações de controle de distúrbios civis, o emprego de cães de guerra, a condução de investigações criminais e a atuação em Operações de Garantia da Lei de da Ordem com as principais missões atribuídas à nossa OM.

A 4ª Cia PE é herdeira dos legados valorosos do capitão de cavalaria R/2 José Sabino Maciel Monteiro, primeiro comandante de uma tropa de Polícia do Exército, em tempos de guerra e de paz. Nosso pioneiro liderou seu Pelotão de Polícia Militar, orgânico da Força Expedicionária Brasileira (FEB), em todos as operações, avanços e estacionamento das tropas brasileiras nos campos italianos, contribuindo para elevar o nome da Polícia do Exército Brasileiro ao patamar que se encontra nos dias atuais.

Por isso, assumimos como lemas a responsabilidade, a lealdade, a disciplina, o exemplo, o cumprimento das ordens e o respeito aos semelhantes. A fiel observância desses lemas nos garante a autoridade necessária para orientar o responsável, corrigir o irresponsável e prender o incorrigível, ostentando nosso braçal preto nos ombros e nos distinguindo das demais tropas, o que nos faz honrar com muito orgulho nossos antepassados.

Finalmente, aproveito para externar meu orgulho e alegria em ser um Policial do Exército, integrante e comandante da 4ª Cia PE. OM possuidora de valores, virtudes e tradições, composta por militares distintos e com elevada capacidade profissional.”

Mensagem do Major Joaquim Cláudio dos Santos Rabelo, Comandante da 4ª Cia PE

UMA VEZ PE! SEMPRE PE!

Tecnologia & Defesa também esteve presente e foi homenageada, na figura do pesquisador Paulo Bastos, ex-integrante da 4ª Cia PE, por “reconhecimento às relevantes manifestações de apreço e apoio”

Fotos gentilmente cedidas por Roberto Caiafa e cabo Henrique da 4ª Cia PE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here