29º GAC AP recebe segundo lote de obuseiros M109A5

0
1711

No dia 02 de dezembro, o 29° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29º GAC AP), o “Grupo Humaitá”, de Cruz Alta (RS), recebeu o segundo lote com seis viaturas blindadas de combate obuseiro autopropulsadas (VBC OAP) M109A5 155mm, para compor as 12 bocas de fogo do Grupo.

O recebimento dos novos blindados faz parte do Programa de Estratégico do Exército (Prg EE) Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP) do Exército Brasileiro (EB, dentro do Subprograma Sistema de Artilharia de Campanha. Com isso, o 29º GAC AP vem passando por um processo de transformação. A chegada dos novos blindados aumentará sobremaneira a capacidade operacional desta tradicional unidade de Artilharia do EB.

Durante a cerimônia de recebimento, ao fazer o uso da palavra, o tenente-coronel Rafael Xavier Canes, comandante do Grupo Humaitá, proferiu em seu discurso: “Ressalto que esta formatura é pequena pela simplicidade, mas gigantesca em termos de seu simbolismo. Os desafios lançados a esta tropa aqui formada são enormes, desde as questões operacionais, pois o recebimento destes M109A5 abrem portas relevantes em termos de possibilidades e potencialidades tecnológicas com a sua modernização que se avizinha, passando pela responsabilidade do aumento do preparo intelectual e profissional pelos quais os oficiais e sargentos do 29º GAC AP terão que passar, até pelas questões logísticas e de manutenção, que são de vital importância para manter o nível de operacionalidade e prontidão de uma tropa blindada de elite. Na chegada das primeiras meia dúzia de peças de A5 destinadas à 1º Bateria de Obuses, eu já havia dito e repito hoje, que a história está nos brindando com uma oportunidade ímpar de registrar este momento que acredito ser relevante também para a nossa querida cidade de Cruz Alta, que completou neste ano 200 anos de sua fundação, bem como aqueles momentos históricos pelos quais o Grupo já passou. Quais sejam: mudança do material Krupp de 75mm para os obuseiros M101 de 105mm e, em 2001, na substituição dos M101 autorrebocados para os blindados autopropulsados M109 , modelo A3 155mm, caracterizando assim, a formatação atual desta tropa blindada que compõe a Artilharia Divisionária da 3º Divisão de Exército.
 Soldados do Grupo Humaitá! Hoje é um dia marcante. Fazemos parte de uma constante evolução vinda de muitos sacrifícios e coragem. Parabéns ao 29º GAC AP! É uma honra fazer parte de mais uma data histórica para este Grupo. Que esta data se eternize em nossos corações.
Eles que venham! AÇO!”.

A cerimônia de recebimento também contou com a presença do comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3), general de brigada Moises da Paixão Júnior, além do vice-prefeito de Cruz Alta, Luciano Florian Ardenghi, do diretor do Parque Regional de Manutenção da 3ª Região (Pq R Mnt/3), coronel Welson da Conceição Jorge.

As primeiras VBC OAP M109A5 155mm chegaram ao 29º GAC AP no dia 22 de junho deste ano.

Com informações e imagens da Comunicação Social do 29º GAC AP 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here