1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada participa da Operação Ágata 2020

0
735

A Operação Ágata é uma ação conjunta das Forças Armadas Brasileiras e Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização do Governo, visando a intensificação da presença do Estado na fronteira de todo o país, no intuito de coibir os ilícitos transfronteiriços e ambientais, com a intensificação de ações de patrulhamento e controle de rodovias e rios, além do desenvolvimento de diversas ações cívico sociais (ACISO).

A integração entre as Forças Armadas Brasileiras e Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização é fundamental para nossa segurança (Foto 1ª Bda C Mec)

Essa operação é realizada desde 2007, sendo essa sua 12ª edição, a  Operação Ágata XII, e iniciou-se em setembro com grande participação de organizações militares (OM) da Marinha, Exército e Força Aérea, coordenadas pelo Ministério da Defesa, nas regiões Norte, Centro Oeste e Sul.

A 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec), sob a coordenação do Comando Militar do Sul (CMS), participou da operação no período de 05 a 08 de outubro, atuando com suas OM em toda sua faixa de fronteira, que se estende de Itaqui a Iraí, no Rio Grande do Sul.

Os PBCE montados nas estradas, que incluíam as VBTP-MSR 6×6 Guarani, mostraram sua eficiência e garantiram a segurança a população (Fotos 1ª Bda C Mec)

Nesse período foram efetuando a apreensão de drogas em Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE), nas cidades de Santiago, Seberi e Iraí, com destaque para os cães farejadores do 1º Pelotão de Polícia do Exército Mecanizado (1º Pel PE Mec). Ainda no município de Iraí, foi apreendida uma carga de material calçadista oriundo de contrabando, R$ 24.300,00 (vinte e quatro mil e trezentos reais), transportados numa Van modelo Sprinter 416-F.

Novamente, os Cães de Guerra do 1º Pel PE Mec foram fundamentais nas apreensões de drogas (Fotos 1ª Bda C Mec)

O general de brigada Ricardo de Castro Trovizo, Comandante da 1ª Bda C Mec, acompanhou os PBCE de toda sua Subárea de Segurança Integrada (SASI) e verificou a atuação da brigada na fiscalização da faixa de fronteira, bem como, na atuação contra crimes transfronteiriços e ambientais. Durante a Operação também foi realizada a distribuição de panfletos orientando a população quanto as medidas de prevenção a COVID-19.

A distribuição de folders informativos sobre prevenção a COVID-19 faz parte das ações cívico sociais do EB (Fotos 1ª Bda C Mec)

Nós nunca paramos! Estamos cumprindo ordem para sua proteção!

 

Com informações da Comunicação Social da 1ª Bda C Mec

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here