15 anos de REMAX

1
1626
Estação de Armas Remotamente Controlada REMAX

A Ares Aeroespacial e Defesa, empresa com mais de 50 anos de experiência atendendo às Forças Armadas brasileiras no desenvolvimento, produção, fornecimento e suporte logístico de produtos que incrementam suas capacidades operacionais, comemora, em 2021, os 15 anos do seu maior sucesso: o SARC REMAX.

“O projeto é motivo de orgulho para a Ares. Esses 15 anos foram marcados por muitos esforços, perseverança e dedicação total. Nos tornamos o principal parceiro do Exército no desenvolvimento, fabricação e fornecimento desse tipo de equipamento”, declarou Frederico Medella, diretor de Marketing.

Desenvolvido em conjunto com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), a partir das necessidades de combate das tropas do Exército Brasileiro (EB) na Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH), o sistema de armamento remotamente controlado (SARC) REMAX, acabou se tornado um dos principais sistemas de armas da VBTP 6X6 Guarani e que futuramente será instalado em outros veículos do EB.

O diretor de Produção, Frederico Fróes, destacou que nos últimos dez anos, a Ares investiu em seus funcionários, assim como na infraestrutura e nos processos da linha de produção. “Treinamos os funcionários na metodologia Lean, diversificamos a planta de usinagem com máquinas de última geração e investimos em softwares de comunicação entre as camadas operacionais e gerenciais, o que permite monitorar a produção em tempo real e identificar problemas e gargalos imediatamente”. Segundo ele, essas ações permitiram a melhor utilização dos recursos de trabalho, a redução do tempo de desenvolvimento e entrega dos produtos e a melhora na qualidade do produto final. “Nosso objetivo é tornar a Ares mais competitiva e inovadora”.

Foram criados dois protótipos até se chegar à versão que está em uso operacional, o REMAX 3, já completando oito anos de produção contínua. Desde 2020 os trabalhos voltaram-se para aprontar a sua evolução, o REMAX 4, que tornará o SARC em um dos sistemas de armas veicular mais avançados de sua categoria.

A produção do REMAX (Imagem: Ares)

O futuro

Hoje, a Ares é a principal parceira do EB no desenvolvimento, fabricação e suporte logístico de sistemas de armas para o Projeto Estratégico (Prg EE) Guarani.

Para 2021, a ARES tem como objetivos fortalecer seus relacionamentos com as Forças Armadas, continuar investindo no desenvolvimento, fabricação e fornecimento de sistemas de armas, incrementar os serviços de suporte logístico integrado (SLI) e apoiar o EB nos planos para a futura força blindada brasileira.

De acordo com Medella, 2020 foi marcado pela concretização das ações previamente planejadas, dentre as quais se destaca o estreitamento dos laços com os clientes e fornecedores, a melhoria nos processos fabris, a continuidade na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e a melhoria nas atividades de suporte. “Apesar de o ano passado ter sido um período conturbado, devido à pandemia, a empresa não parou. Nosso foco foi garantir a saúde dos nossos colaboradores, com menor impacto nos projetos e contratos em andamento. Até agora, graças aos esforços da direção da empresa e dos funcionários, cumprimos nossas obrigações contratuais e conseguimos manter um ambiente seguro e saudável”.

Em 2021 a Ares também pretende participar das duas principais feiras de material de defesa do Brasil, o 10ª CSTM e a 6ª Mostra BID Brasil, que ocorrerão no próximo semestre, em Brasília (DF), além de estudar a realização de seminários e exposição para comemorar os 15 anos do projeto REMAX.  “A participação nas feiras é muito importante já que nelas temos a oportunidade de mostrar um pouco de quem somos, o que oferecemos e para onde pretendemos ir. Além disso, é um ótimo espaço para dialogar e estreitar os laços”, afirmou Medella.

1 Comentário

  1. Bastos, por acaso sabes se está sendo projetada uma nova versão da Remax que englobe lançador de mísseis ATGM ou que possua canhão de maior calibre ???

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here