12º RC Mec recebe seu primeiro VBTP-MSR 6×6 Guarani

1
1681

No último sábado, dia 17 de outubro, o 12° Regimento de Cavalaria Mecanizado (12° RC Mec), organização militar da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec), recebeu sua primeira Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média Sobre Rodas (VBTP-MSR) 6×6 Guarani, equipado com SARC REMAX, pertencente à nova geração de blindados do Exército Brasileiro.

Trata-se de um momento marcante na História da tradicional Unidade da Cavalaria, uma vez que carrega como denominação histórica o nome do “Marechal José Pessoa”, considerado o grande protagonista da introdução da tecnologia blindada na Força Terrestre, fruto de sua experiência durante a 1ª Guerra Mundial.

Nesse sentido, a partir dessa data, o “12 de Jaguarão” como também é conhecido o Regimento, passa a contar com a primeira de nove viaturas previstas para serem entregues, ainda no corrente mês, à Unidade Militar mais meridional das Forças Armadas Brasileiras.

É importante destacar que o 12º RC Mec recebeu, por empréstimo do 3º Regimento de Cavalaria mecanizado (3º RC Mec), uma VBTP-MSR 6×6 Guarani para capacitar suas tropas aguardando a chegada de seu exemplar próprio.

Momento histórico: o primeiro Guarani da Unidade adentra ao Portão das Armas

 

Com informações do 12° RC Mec
Fotos: 3° Sgt Joordan

1 Comentário

  1. Bom dia Senhores,

    Segundo alguns sites de assuntos de defesa, a Argentina irá adquirir 30 unidades do Guarani (lote piloto).
    Segundo os sites (ao menos dois que eu li), referem a escolha ser melhor que os Strikers americanos, principalmente pelo custo de manutenção, transporte e que na Argentina à uma planta da Iveco que poderia mais à frente, produzir sob licença o carro, com alterações peculiares para o exército argentino.
    Estima-se uma demanda de pelo menos 300 a 700 aparelhos.

    CM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here