10º Esqd C Mec completa sua dotação de VBTP Guarani

No dia 6 de dezembro, o 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (10° Esqd C Mec), o “Esquadrão Forte das Cinco Pontas”, recebeu as três últimas viaturas blindadas de transporte de pessoal – média sobre rodas (VBTP-MSR) 6X6  Guarani, todas equipadas com sistemas de armas remotamente controladas (SARC) REMAX.

O Esquadrão, aquartelado em Recife (PE) e subordinado à 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), foi à primeira organização militar do Exército a operar a viatura Guarani na Região Nordeste e possui a dotação de quatro viaturas, sendo uma por pelotão de Cavalaria Mecanizado e uma no pelotão de Comando e Apoio.

Na cerimônia de incorporação das novas viaturas, realizada no dia 07, ocorreu a entrega simbólica das chaves aos comandantes dos grupos de combates (GC) do Esquadrão, estando presentes o comandante da 7ª Divisão de Exército, general de divisão Vinicius Ferreira Martinelli, o comandante da 10ª Bda Inf Mtz, general de brigada André Luiz Aguiar Ribeiro.

Com informações do Comando Militar do Nordeste
Fotos: cabo Manoel, auxiliar da Comunicação Social do 10º Esqd C Mec

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Santiago Rivas (*) Na manhã de hoje, 16 de abril, foi finalmente assinado o contrato de aquisição das 24 aeronaves...

O Estado-Maior do Exército, por meio da portaria 1.294-EME/C Ex, de 03 de abril de 2024, aprovou a diretriz de...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

Comentários

4 respostas

  1. Qual a dotação padrão de viaturas nos Esquadrões de Cavalaria Mecanizados, orgânicos da Brigadas, entre Cascavel e Guarani? E qual a dotação padrão de viaturas dos Regimentos de Cavalaria Mecanizados?

    1. 2 cascaveis e 2 guarani por pel. 3 pel por esquadrao. três esquadrões por regimento mais comandantes. 23 guaranis por regimento e 18 cascavéis.

      1. Obrigado, Colombelli!! Então, um Esquadrão Orgânico das Brigadas, como o 6° Esqd Cav Mec da 6ª Bda Inf Bld, tem 6 Cascavel e 6 Guarani. E mais 1 Guarani para o Comandante do Esquadrão?

  2. PARABÉNS AO EXÉRCITO POR MAIS UMA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS TÃO IMPORTANTES. GOSTARIA DE AGRADECER PELO TRABALHO QUE ESSA HONRADA INSTITUIÇÃO VEM PRESTANDO POR TANTO A NOSSA NAÇÃO. ESTOU CERTO QUE PODEREMOS CONTAR COM VCS SEMPRE, GARANTINDO A NOSSA PROTEÇÃO AOS PERIGOS INTERNOS E EXTERNOS E COM ISSO A MANUTENÇÃO DA LEI E DA ORDEM DA NOSSA PÁTRIA. MUITO OBRIGADO MESMO!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DISPONÍVEL