Na entrega do 300º Guarani, na fábrica da Iveco Veículos de Defesa, Tecnologia & Defesa observou o MAI, ou Meio Auxiliar de Instrução.
A redação de T&D recebeu o seguinte esclarecimento via Centro de Instrução de Blindados (CIBld), do Exército Brasileiro (EB):
O CIBld já testou essa solução no ano passado (2017), e agora recebemos a versão definitiva. Trata-se de uma cabine fechada, simulando em tamanho e disposição reais o cockpit de um Guarani, e que se destina aos Cursos de Manutenção.
A diferença é que este nosso é funcional, com conjunto de força completo, em anexo, ambos sobre uma plataforma individual móvel (possui rodinhas), podendo ser dada a partida, engate de marchas e com a possibilidade de simulação de panes em painel lateral, externo.
Totalmente funcional, proporciona grande realismo no treinamento, inclusive com o sistema de ar condicionado funcionando, o sistema de Defesa Biológica, Química, Radiológica e Nuclear (DBQRN) selando o compartimento e sistemas elétricos de iluminação interna e externa.