NLAW! O Matador de Tanques! Um Soldado, Um Tiro, Menos um MBT!!

1
1153

Bem vindos seguidores do Canal Caiafamaster, o tema hoje é Next Generation Light Antitank Weapon ou NLAW.

Os principais carros de combate existentes em serviço constituem-se em uma força dominante nos atuais conflitos armados como uma ferramenta inestimável em terrenos complexos, ajudando as forças em luta a destruir edificações e posições fortificadas para romper a linha de contato e assim anular as defesas do inimigo.

Com isso, fez-se necessário desenvolver uma arma capaz de retirar a vantagem tática dos carros de combate e restaurar o equilíbrio de poder para as defesas. A Arma Anticarro Leve de Próxima Geração (Next Generation Light Anti-Tank Weapon ou NLAW, da sigla em inglês) é essencial nestes casos. O sistema foi originalmente desenvolvido para a Suécia e Grã-Bretanha e cumpre os requisitos para um moderno sistema anti-tanque de armas em operações internacionais, bem como para a defesa nacional.

O sistema NLAW combina a simplicidade das armas leves anti-blindagem com as vantagens dos sistemas de mísseis guiados. Com essa arma portátil e descartável após o disparo, um único soldado pode destruir um tanque de batalha principal pesadamente protegido (MBT) com apenas um tiro. O soldado pode, imediatamente após a detecção de alvo, independentemente da atitude, carregar a arma ao ombro e realizar o engajamento (lock-on) antes do lançamento.

Pesando apenas 12,5 kg, o NLAW possui um sistema portátil de lançamento do ombro que alia mobilidade, flexibilidade e destrutividade. Com esse sistema, não é necessário um pelotão para atacar carros de combate, pode-se treinar um soldado comum para usá-lo em apenas uma hora. Assim, vários soldados equipados com NLAW em todo o ambiente podem ficar apenas esperando por um carro de combate para engajá-lo e destruí-lo (arma de emboscada).

Um dos maiores desafios que as armas anticarro enfrentam em ambientes complexos é atingir o alvo em meio a obstáculos como outros veículos, fontes de calor e linhas de energia. Ao contrário de outras armas anticarros, o NLAW não depende de um sistema ativo de busca. Ao invés disso, a solução usa a segmentação de linha de visão prevista, incorporando sensores magnéticos e ópticos para viajar rapidamente até o local de destino. O operador simplesmente rastreia o alvo por alguns segundos antes de disparar e a solução faz o resto.

Embora muitos mísseis anticarro precisem primeiro ganhar altitude antes de iniciar um ataque superior, a função Overfly Attack do NLAW é eficaz a uma distância de apenas 20 metros, tornando-a especialista em curto alcance e até mesmo em situações em que um carro esteja coberto. O míssil voa a cerca de um metro sobre o topo do veículo e lança um ataque devastador por cima. O sistema utilizado também é extremamente eficaz em situações em que o operador só pode ver uma pequena parte do carro. Mesmo que o blindado esteja oculto atrás de uma posição que lhe dê cobertura, mas com uma escotilha ou antena visível, o operador NLAW simplesmente aponta para a parte visível do tanque e a arma faz o seu trabalho.

Os carros de combate tradicionalmente permitem que os seus operadores anulem a oposição defensiva em relativa segurança. O NLAW vira a mesa em favor das defesas. Por ser portátil e flexível, permite que os carros de combate sejam atacados de praticamente qualquer posição – do alto de um prédio, de trás de uma árvore ou de dentro de uma vala. Ele também pode ser disparado com segurança de dentro de espaços fechados, como salas, mesmo com outros soldados presentes.

Enquanto o NLAW tem o poder de parar um carro de combate, também é eficaz contra uma série de outros alvos. No modo de ataque direto, pode ser usado contra caminhões, ônibus, helicópteros em solo ou em voo pairado. Quando disparado diretamente através de uma janela e em fragmentos de um edifício, causará danos significativos.

Outro benefício importante é o seu rápido tempo de resposta. Um soldado bem treinado leva apenas cinco ou seis segundos para carregá-lo em sua mão esquerda, levá-lo até o ombro, sair dos locais, selecionar apoio de tiro e mirar no alvo. O míssil pode cobrir 400 metros em menos de dois segundos, ou 600 metros em menos de 10 segundos.

Alcance efetivo da arma: de 20 metros até 600 metros

Alcance máximo do tiro: 1000 metros

Velocidade de saída: 40 metros/segundo (velocidade subsônica)

Calibre da cabeça de guerra: 150 mm

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here