Na tarde desta quarta-feira, dia 13 de dezembro, o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) realizou a cerimônia de incorporação de mais dois empurradores fluviais do tipo 2, o Solimões e o Rio Negro, com capacidade de deslocar até 1.500 toneladas.
A aquisição das embarcações ocorreu com o suporte do Programa Estratégico do Exército (Prg EE) SISFRON, representando um avanço substancial na capacidade logística da instituição, e estas desempenharão um papel crucial no transporte de suprimentos de diversas classes, promovendo a manutenção da capacidade operacional e o estado de prontidão permanente das organizações militares que operam em toda a Amazônia, contribuindo de maneira decisiva para o cumprimento da missão constitucional do Exército Brasileiro na região.
Esta incorporação também amplia significativamente a capacidade logística do EB, que está sendo a colocada a prova com o rápido deslocamento de tropas e equipamentos para o Estado de Roraima, em face de uma possível situação de beligerância entre a Venezuela e Guiana.
Com informações e imagens do Comando Militar da Amazônia
Respostas de 11
Só empurra/desloca 1,5 t está certo isso???
Não, foi um erro de digitação, o correto são 1.500 toneladas.
Obrigado pela correção
excelente aquisição que venham mais e que o futuro próximo possamos ver o desenvolvimento também de barcaças do tipo base móvel com ele Porto e suporte para outros barcos
ótimo batalhão muita gente boa tenho muitos amigos no CECMA
servi na 12 região militar.
Nunca tinha visto esse boné azul do EB.
Seria para tripulação de meios fluviais?
positivo, o rogo azul-turquesa é a representação da especialidade da tropa, onde a tropa d CECMA, é composta por militares com cursos e instruções específicas para operações fluviais.
Obrigado.
sao novos?
ta na hora de criar o centro de embarcações do CMN
um batalhao no CMA e outro no CMN especialuzados em operações ribeirinhas e meios orgânicis tambem ia bem
O 9ºDN da marinha também deveria operar embarcações assim e com capacidade de assalto anfíbio ribeirinho e novos navios fluviais de patrulha.
Qual a integração do EB e MB nestas operações e utilização destes meios? Abs T&D.