Escola de Guerra Naval sedia o Seminário Internacional “A Economia do Mar como Política de Desenvolvimento”

0
332
O Diretor de Portos e Costas destacou que Cluster Tecnológico Naval “promoverá o adensamento das cadeias produtivas relacionadas à Economia do Mar”.
A Escola de Guerra Naval (EGN) sediou o I Seminário Internacional “A Economia do Mar como Política de Desenvolvimento”/I International Seminar – Rio’s Maritime Cluster Day, em 21 de novembro. O evento foi promovido pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e teve o objetivo de ampliar e difundir o conhecimento acerca de setores e atividades econômicas que tenham o mar como foco, abordando a organização geográfica da produção e seus efeitos, assim como as potencialidades para a cadeia produtiva relacionadas ao setor naval militar e mercante.
O Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Roberto Godim Carneiro da Cunha, representou o Comandante da Marinha e Autoridade Marítima Brasileira, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, na abertura do evento. Ao observar o conceito de cluster (agrupamento geograficamente concentrado de empresas inter-relacionadas e instituições correlatas vinculadas por elementos comuns e complementares), destacou que Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-Rio) “promoverá o adensamento das cadeias produtivas relacionadas à Economia do Mar, à construção e reparação naval e mercante; e à Economia de Defesa. Também gerará estímulos à Economia do Mar, subsidiará e fortalecerá a Plataforma de Exportações da Base Industrial de Defesa”. Segundo ele, por meio da capacidade de governança, o modelo poderá expandir-se e tomar pujança nacional na forma de Cluster Marítimo.
Na sequência, o Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante Edesio Teixeira Lima Junior, abordou o tema “O Cluster Tecnológico Naval: um instrumento para o desenvolvimento econômico e social”.
Durante o seminário, foram apresentados casos nacionais e internacionais de sucesso de clusters, contando com as participações do Vice-Diretor Executivo do Polo do Mar Bretanha Atlântico, Phil Monbet; do especialista em Negócios no Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido, Chris Wall; do Diretor-Presidente do Arranjo Produtivo Local Marítimo do Rio Grande do Sul, Arthur Rocha Baptista; do Coordenador do Cluster Aeroespacial de São José dos Campos, Marcelo Nunes da Silva; do Diretor-Presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Tiago Martini Sanchotene; e da Professora Doutora Andréa Carvalho, da FURG (Universidade Federal do Rio Grande).
Na ocasião, foi procedida a assinatura do Termo de Cooperação entre as Partes do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, do qual participou também a Escola de Guerra Naval.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here