Airbus LOUT Program: Low Observable UAV testbed

Airbus Manching possui um segredo muito bem guardado em dos hangares das instalações, o demonstrador do Programa LOUT ou Low Observable UAV testbed.

Tecnologia & Defesa visitou a imensa câmara anecóica onde esse sofisticado e secreto aparelho está sendo testado.

Considerado um passo a frente nas tecnologias stealth da Europa, o Programa LOUT tem ojetivos ambiciosos, um deles é desenvolver os requisitos e tecnologias que serão integradas ao futuro FCAS, o novo caça europeu previsto para substituir o Eurofighter Typhoon a partir de 2040.

Na demostração a que Tecnologia & Defesa tece acesso, após severas medidas de segurança, foi possível observar os principais pontos do programa em três eixos:

Redução de Assinatura
A ser alcançado em vários domínios
• Assinatura de radar (RCS baixo)
• assinatura IR (baixa emissão de IR)
• assinatura visual
• assinatura acústica

Contramedidas eletrônicas
Uso de meios como, por exemplo,
• Atolamento
• Decepção
• Aumento da assinatura

Controle de Emissão Eletromagnética
Inclui meios como, por exemplo,
• Gerenciamento de emissões
• Links de dados com técnica de espalhamento espectral
• Novos sensores com menor detectabilidade

Airbus trabalha em diversos aspectos dos recursos de LO. Alguns exemplos principais para conceber soluções equilibradas entre várias restrições:
• Aerodinâmica
• Eletrodinâmica
• Materiais e processos
• estrutural e ambiental

Os requisitos incluem um processo de design integrado a partir da necessidade operacional, e requisitos para o design do sistema, como demonstrado a seguir:

Eletromagnetismo computacional (CEM) para design LO (Low Observation)

• 20 anos de desenvolvimento da Airbus,
financiado pelo MoD alemão;
• Equipe principal da Airbus cooperando com
Institutos científicos e empresas especializadas
• Desempenho comprovado por vários benchmarks
& testes aplicados

Maturação tecnológica – Atividades vitais para manter
e estender competências de LO

• Design e fabricação
(com parceiros externos) de
LO hardware, materiais
& estruturas
• Identificação de emergentes
tecnologias disruptivas de LO

Verificação de assinatura, intervalos de teste – Vários ativos de teste de assinatura
do componente, simulando até assinaturas de aeronaves em grande escala
medições realizadas:
• Kit Tornado LO desenvolvido
• demonstradores e conceitos de design LOUT
• Design de sistemas sob responsabilidade do Eurofighter Typhoon e sua suíte de detecbilidade.

O demonstrador tem um wingspam de 12 metros, aparenta usar dois motores, e todas as antenas são integradas a estrutura da aeronave e harmonizadas eletromagneticamente. O bomb-bay e portas do sistema de trens de pouso seguem o mesmo padrão.

O cockpit de sensores, pequeno e com um canopy aerodinâmico em formato de lágrima, sugere um pacote de sensores miniaturizado capaz de atuar través das superfícies transparentes mostradas no design.

O LOUT usa exaustores achatados de desenho avançado, que reduzem a assinatura térmica e radar/eletromagnética. Entradas de ar dos motores (?) seguem o mesmo conceito.

Detalhes sobre performances, motores, agenda de voos e outros dados são classificados e não foram informados.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No mês de março de 2024, a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt) recebeu uma unidade...

Na manhã de hoje, 27 de março, ocorreu a cerimônia de lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), o terceiro...

Durante a LAAD Security & Defence 2024, feira voltada para a Segurança Pública que acontece entre os dias 2 e...

Santiago Rivas (*) Após a aprovação dos recursos pelo Ministério da Economia da Argentina, no dia de ontem, 26 de...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM BREVE