World ATM Congress 2015: Indra apresenta sistemas de gestão de tráfego aéreo

0
1517
Foto 1 Indra- World ATM Congress 2015 .
A Indra exibe avançadas soluções tecnológicas em controle de tráfego aéreo na World ATM Congress 2015. (Imagem: Indra)

A Indra apresentará ao longo desta semana no World ATM Congress 2015, a principal feira do setor de gestão de tráfego aéreo e que acontece em Madrid, Espanha, sua completa gama de soluções de gestão automatizada de tráfego aéreo, comunicações, navegação e vigilância aérea (ATM-CNS).

De acordo com a companhia, foram desenvolvidos diferentes conceitos de posição de controle aéreo, como por exemplo, o CWP (Controller Working Position), que oferece acesso integrado e flexível a todas informações e funcionalidades necessárias para gerenciar o tráfego aéreo, ou seja, uma nova forma de relação com o sistema e de look and feel (interface gráfica visual).

Outra novidade é a tecnologia Cometa, que envolve comunicação de voz sobre IP (SCV-VoIP) terra-terra e terra-ar, assim como seus sistemas de controle de comunicações de voz para centros de controle GAREX 220 e GAREX 300.

No segmento de vigilância, o destaque será o radar de superfície de onda contínua (SMRO), com apresentação da estação de multi-lateração (MLAT) para acompanhamento de movimentos em aeroportos e multi-lateração de áreas amplas (WAM) para aproximação e rota.

Com relação aos equipamentos de torre de controle, a companhia apresenta o sistema InNOVA, de controle e guia de movimentos na superfície (A-SMGCS). Essa solução eleva a disponibilidade dos aeroportos em qualquer tipo de condição climatológica.

A Indra exibe também alguns dos avanços obtidos no desenvolvimento de soluções adaptadas às exigências SESAR (Single European Sky ATM Research). A empresa é uma daquelas com mais peso na iniciativa e parceira-fundadora do consórcio SESAR JU, pilar tecnológico do Céu Único Europeu. Nesta área, a companhia já conta com soluções específicas prontas para sua industrialização e instalação.

A Avitech, filial alemã da Indra Avitech, estará presente para mostrar sua gama de produtos eWiz@rd, AviSuite e AxL, que facilitam a troca de dados aeronáuticos AIM (Aeronautical Information Management), OLDI (On-Line Data Interchange) e SWIM (System Wide Information Management).

Ivan Plavetz