Voa o primeiro Pantera totalmente modernizado no Brasil

0
2980
Voo inaugural do helicóptero Pantera K2 realizado no dia 13 outubro 2015 na Fábrica da Helibrás em Itajubá-MG. Fotografia de Renato Olivas
Voo inaugural do helicóptero Pantera K2 realizado no dia 13 outubro 2015 na  Fábrica da Helibrás em Itajubá-MG. Fotografia de Renato Olivas
Voo inaugural do helicóptero Pantera K2 realizado no dia 13 outubro 2015 na Fábrica da Helibrás em Itajubá-MG. (Imagem: Helibras)

A Helibras realizou o primeiro voo de um helicóptero AS-365K Pantera, da Aviação do Exército (AvEx), totalmente modernizado pela empresa no Brasil. A aeronave convertida para o padrão K2 está iniciando testes de voo depois de ter passado por todas as etapas do programa de modernização executadas por mecânicos e técnicos brasileiros no hangar de manutenção da fábrica da empresa em Itajubá (MG).

A primeira decolagem aconteceu na presença do diretor de Material de Aviação do Exército (DMAvEx), general-de-divisão Pedro Paulo de Mello Braga e do comandante da Aviação do Exército (AvEx), general-de-brigada Achilles Furlan Neto.

Esse foi o terceiro Pantera da AvEx a passar pelo processo, mas é o primeiro cuja estrutura original foi totalmente modernizada, uma vez que os dois primeiros helicópteros recebidos pela Força Terrestre em 2014 foram reconstruídos a partir de novas células.  Os dois primeiros já completaram mil horas de voo.

Para realizar o trabalho de modernização, os mecânicos de manutenção da Helibras passaram por treinamentos na Airbus Helicopters, sendo capacitados para efetuar grandes intervenções nas aeronaves da família Dauphin. O chamado “on the job training” trouxe para os profissionais brasileiros o domínio de novos e importantes conhecimentos, permitindo que a unidade colocada ontem em voo passasse por todas as etapas de modernização no Brasil com as equipes qualificadas pela empresa.

No âmbito da parceria estabelecida entre Helibras e Exército, em 2010 dois engenheiros da AvEx também passaram por um programa de integração de seis meses nas instalações da Airbus Helicopters em Marignane, França, juntamente com equipes da Airbus Helicopters e da Helibras. Em 2016, seis militares da área de manutenção da AvEx permanecerão na Helibras para acompanhar o processo de modernização de uma aeronave e assim realizar o treinamento do cliente “on the job training”.

Antes de ser entregue para a AvEx, esse terceiro Pantera K2  vai para a etapa de pintura e finalizações, o que deverá ocorrer ao longo dos próximos meses.

Programa de Modernização

Eduardo Marson com General Braga e General Furlan no voo inaugural do helicóptero Pantera K2 realizado no dia 13 outubro 2015 na  Fábrica da Helibrás em Itajubá-MG. Fotografia de Renato Olivas
Da esquerda para a direita, general Achilles Furlan Neto, general Pedro Paulo de Mello Braga e Eduardo Ferreira Marson (presidente da Helibras). (Imagem Helibras)

O programa de modernização dos 34 helicópteros Pantera da AvEx, adquiridos em 1988,  vai permitir que essa frota opere por mais 25 anos, condição bastante vantajosa para o operador.

O serviço tem um custo de 35% menor do que o valor de um helicóptero novo e, após as intervenções, as aeronaves terão um aumento de 400 Kg na capacidade de carga útil em operação em áreas restritas (em comparação ao modelo anterior), maior velocidade (260 Km/h contra 220 Km/h) e alcance (660 Km contra 550 Km).

Novos e modernos sistemas de comunicação e aviônicos vão garantir a atualização dos helicópteros e das missões da corporação. A modernização dos Pantera inclui novas cablagens, novo capô do motor, novo motor Arriel 2C2CG, com 40% a mais de potência, além de um novo painel Glass Cockpit com piloto automático de quatro eixos, permitindo mais autonomia, maior velocidade e menor carga de trabalho aos pilotos.

Ivan Plavetz