Voa o IA-58 Pucará com novos motores

0
3155
Imagem 1 IA-58H-PrimeiroVoo..
(Imagem: Ministério da Defesa da Argentina)

O primeiro turboélice de ataque leve e contra-insurgência IA-58H Pucará equipado com novos motores Pratt & Whitney Canada PT-6A-62, após inúmeros atrasos, decolou pela primeira vez na última terça-feira (24). O voo inaugural aconteceu após a realização de uma série de testes preparatórios em terra.

Selecionado em junho para receber a nova motorização, o exemplar da Força Aérea da Argentina (FAA) com matrícula militar AX-561 teve as naceles dos seus motores remodeladas pela Israel Aerospace Industries (IAI) para acomodar os novos propulsores substitutos dos franceses Turbomeca Astazou XVIG.

A Fabrica Argentina de Aviones (FAdeA) iniciou o processo de modernização do modelo em 2011 e optou pela instalação de um novo motor por força  da descontinuidade da produção do Astazou XVIG, além da dificuldade de manutenção deste último devido à indisponibilidade de peças de reposição.

Imagem 2 IA-58H-PrimeiroVoo
A modernização visa estender a vida operacional dos Pucarás da FAA até 2040. (Imagem: Ministério da Defesa da Argentina)

Os planos originais são para que 20 unidades do IA-58 Pucará do inventário da FAA passem pela remotorização, entretanto, apenas um par de naceles remodeladas foram recebidas da IAI e ainda não está claro se mais unidades delas serão recebidas em breve.

Ivan Plavetz
Fonte: Jane’s Defence Weekly