No dia de hoje, dia 13 de dezembro, foi encerrada a etapa de avaliação técnica operacional da viatura blindada de combate de Cavalaria (VBC Cav) 8X8 Centauro II BR, realizada no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB), o “Saicã”, em Rosário do Sul (RS), pelo Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e Centro de Instrução de Blindados (CIBld).
Nesta etapa da avaliação, que teve inicio no dia 02 de dezembro, foram realizados cerca de 200 tiros de avaliação, diurnos e noturnos, com a viatura estática e em movimento, onde foi alcançado um índice de acerto inédito no Exército Brasileiro (EB). Antes disso, os militares passaram por capacitação técnica e por familiarização com a viatura nas instalações do CIBld, em Santa Maria (RS), sendo que o cronograma total teve 10 semanas de duração.
O comandante do CIBld, coronel de Cavalaria Alexandre Checheliski, explica que o objetivo da atividade foi de verificar aspectos como empregabilidade do veículo diante dos desafios do terreno e da realidade da tropa. “Para que os militares do Centro de Instrução de Blindados pudessem fazer essa avaliação operacional, foi necessária uma capacitação que durou quatro semanas, para aprender como pilotar a viatura, como atirar e como operar de forma segura. Depois disso, passamos três semanas acertando procedimentos da guarnição importantes para avaliação operacional. Agora, esta última etapa analisa o comportamento da viatura no contexto tático nos desafios que o Exército espera enfrentar a partir das suas capacidades”, destacou.
O gerente do Programa Estratégico Forças Blindadas, do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), coronel de Cavalaria Marco Antônio de Lima, também avaliou alguns aspectos importantes do carro de combate. “Essa é uma viatura que nos aproxima dos carros de combate de mais alta tecnologia existentes no mundo, com um canhão com maior poder de fogo, com grande precisão, uma viatura com autonomia de aproximadamente 800 quilômetros e que entrega algumas características técnicas que agregam muito poder de combate à Cavalaria Mecanizada e complementa a melhoria das nossas capacidades militares”.
A próxima etapa é a avaliação dos relatórios de teste, que já está ocorrendo, e a aceitação e adoção do equipamento, sendo esta a última etapa antes da assinatura definitiva do contrato de aquisição de 98 viaturas
Com informações da 3ª Divisão de Exército e CCOMSEx
Fotos: cabo Vieira / 6ª Bda Inf Bld
Respostas de 3
Excelente notícia 🪖🇧🇷🪖
FINALMENTE!
Finalmente temos uma viatura top.O Brasil precisa e merece.