USS Wasp (LHD-1) faz parada técnica no Rio de Janeiro.

0
4158
O USS Wasp (LHD-1) é o primeiro de sua classe na Marinha dos Estados Unidos (US Navy).

Em sua viagem rumo ao Japão (porto de Sasebo), o navio de assalto anfíbio USS Wasp, que também é o primeiro de sua classe (LHD-1), realiza uma parada técnica de três dias para reabastecimento no Rio de Janeiro.

Foto: Leonardo Ferreira.

O Wasp chegou ao porto da cidade na manhã do dia 30/11 e deverá partir no domingo (03/12). No Japão, o LHD-1 vai render o USS Bonhomme Richard (LHD-6).

Mil tripulantes trabalham a bordo para permitir que até dois mil fuzileiros navais (Marines) sejam embarcados juntamente com seus equipamentos, logística e veículos diversos, para atuar em qualquer parte do mundo onde os interesses norte-americanos sejam confrontados.

Foto: Leonardo Ferreira

A doca alagável permite operações de blindados anfíbios e embarcações de desembarque, e o amplo convoo pode receber helicópteros médios (Knight Hawk) e pesados (CH-53,MH-47), helicópteros de ataque AH-1Z/transporte UH-1N, jatos V/STOL AV-8B Harrier II, tiltrotores V-22 Osprey ou mesmo os novíssimos F-35 Joint Strike Fighter.

Um sofisticado centro de comando e controle, instalações médicas capazes de atender emergências humanitárias ou baixas em combate, e uma avançada suíte de sensores e radares complementam as capacidades desse LHD. O navio recentemente atou no Caribe em apoio ao resgate e socorro das vítimas de furacões que atingiram aquela região.

Construído pelo estaleiro Ingalls Shipbuilding em Pascagoula, Mississippi, o USS Wasp mede 257 metros de comprimento e desloca 41.182 toneladas em carga máxima.

Foto: Leonardo Ferreira
Foto: Leonardo Ferreira

O LHD-1 foi colocado em serviço no ano de 1989, e pode operar um mix de até 31 aeronaves, entre helicópteros, tiltrotores e jatos de combate V/STOL, mais lanchas de desembarque de alta velocidade, chamadas LCU, de modelos diferentes para transporte de carga, veículos ou logística.

Uma combinaçõ de aeronaves possíveis, bem comum a bordo, pode ser representada por 3 x helicópteros MH-60S Knighthawk, 4 × helicópteros CH-53E Super Stallion, 6 × jatos V/STOL AV-8B Harrier II, 3 × helicópteros UH-1N Huey, 4 × helicópteros de ataque AH-1Z Viper e (?) tiltrotores  MV-22 Osprey VTOL.

O USS Wasp também pode se defender de ameaças aéreas usando metralhadoras pesadas, canhões de alta cadência de fogo e/ou mísseis superfície-ar do tipo Sea Sparrow (média distância) e RAM (curta distância).

O armamento a bordo compreende 2 × lançadores de mísseis NATO Sea Sparrow, 2 × lançadores de RAM (Rolling Airframe Missile) curto alcance, 2 × canhões Phalanx CIWS (defesa de ponto terminal), mais 3 × canhões de 25 mm Mk 38 (antiaéreos), e um número grande de posições para metralhadoras M2HB de 12,7mm.

Imagens: Spotter Leonardo Ferreira / US Navy via USS Wasp