A Embraer anunciou hoje a venda de até seis aeronaves A-29 Super Tucano para a Força Aérea Uruguaia (FAU). O contrato, que faz parte de um programa de renovação de frota para expandir sua capacidade operacional, prevê a aquisição de uma aeronave mais o compromisso de adquirir cinco unidades adicionais, com entregas programadas a partir de 2025, incluindo equipamentos de missão, serviços de logística integrada e um simulador de voo.
Com esta encomenda, o Uruguai se torna a sexta nação a operar o A-29 Super Tucano na América do Sul, juntamente com o Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai. Devido à sua flexibilidade operacional na região sul-americana, a aeronave é usada para diversas missões, principalmente para controle de atividades ilegais, monitoramento de fronteiras, reconhecimento e treinamento avançado. Uma frota regional de mais de 160 Super Tucanos opera nos ambientes mais austeros e exigentes da América do Sul, desde a úmida e quente floresta amazônica, as regiões frias do sul do Chile até o calor do deserto mais ao norte, das regiões montanhosas da Colômbia e Equador até as costas do Atlântico e Pacífico.
“Estamos honrados com a decisão da Força Aérea Uruguaia, mais uma nação sul-americana, de escolher o A-29 Super Tucano, aeronave que é referência em seu segmento no mercado internacional. Com esta aquisição, o Uruguai terá capacidades diferenciadas que contribuirão muito para a vigilância de suas fronteiras e aumentarão a prontidão operacional da FAU”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
“Com esta incorporação, damos um grande salto na melhoria de nossas capacidades de defesa e respondemos às necessidades de controle de nossa soberania territorial e combate ao crime em todas as suas formas”, disse o ministro da Defesa Nacional do Uruguai, Armando Castaingdebat.
O A-29 Super Tucano é o líder global em sua categoria, ostentando mais de 260 pedidos, ultrapassando 570.000 horas de voo, com 60.000 delas em combate. O número de forças aéreas o operando expande-se constantemente devido à sua combinação incomparável de recursos, tornando-o a escolha mais econômica, acessível e versátil.
Para Forças Aéreas que buscam uma solução comprovada, abrangente, eficiente, confiável e econômica em uma única plataforma, juntamente com grande flexibilidade operacional, o A-29 Super Tucano oferece uma ampla gama de missões, como apoio aéreo aproximado, patrulha aérea, operações especiais, interdição aérea, JTAC, controlador aéreo avançado (FAC), coordenador aéreo e tático (TAC), ISR armado, vigilância de fronteiras, reconhecimento, escolta aérea, treinamento básico, operacional e avançado, transição para caças de superioridade aérea, treinamento JTAC/LIFT e FAC.
O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz em sua categoria, equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. Sua capacidade é ainda mais aprimorada por sistemas aviônicos HMI avançados integrados a uma estrutura robusta capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes austeros e sem infraestrutura. Além disso, a aeronave tem um conceito de manutenção simples, que oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural com baixos custos de ciclo de vida.
Fonte: Embraer
Respostas de 5
Excelente A29. Mais uma prova de que somos capaz chegar no topo da tecnologia em aviões.
Perfeito. Temos que exportar para o resto do planeta. Produto excelente para o que se propõe, e realmente entrega. Parabéns EMBRAER
Eu amo ser brasileiro nos inventamos entao fazemos o melhor. Compre o nosso.
Como brasileiro que sou, fico orgulhoso que nossos visinhos compre nossos produtos; Parabéns aos engenheiros por esta façanha em progresso. 🙏🙏🙏🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Fico feliz pelos irmãos, avião de tecnologia elogiavel para inriquecer qualquer força aérea….