Santiago Rivas (*)
Pela primeira vez, o Equador e a Turquia assinaram um acordo sobre cooperação militar, estabelecendo uma estrutura geral e permanente que permitirá a ambos os países planejar, organizar e executar ações cooperativas em áreas como treinamento conjunto, capacitação e fortalecimento, defesa moderna e tecnológica, e intercâmbio de experiências e melhores práticas. Este instrumento possibilita uma cooperação sustentada ao longo do tempo, com planejamento anual e objetivos claros.
A assinatura ocorreu em uma cerimônia oficial presidida pelo ministro da defesa do Equador, Gian Carlo Loffredo, em Quito, com a presença da embaixadora da República da Turquia, Makbule Başak Yalçın, ratificando o compromisso político e bilateral entre as duas nações de trabalharem juntas em questões de segurança e defesa.
Durante seu discurso, o ministro Loffredo afirmou “que não haja dúvidas de que este país busca estar do lado certo da história, e isso significa estar do lado do povo que deseja dias melhores. Lembrem-se de que, quando os desafios são grandes, a resposta é a união. Essa é a decisão que estamos tomando hoje, e essa é a força dos aliados, quando a busca pela paz nos une… e esse é o nosso compromisso com o Equador”.
Este acordo é extremamente relevante num momento em que o Equador tem uma necessidade urgente de recuperar as suas capacidades militares e a Turquia está a desenvolver uma indústria de defesa cada vez mais importante, com produtos de excelência e um interesse crescente em participar no mercado latino-americano.


(*) Santiago Rivas é jornalista e fotógrafo argentino, especializado em defesa, editor da revista Pucará Defensa e colaborador de Tecnologia & Defesa na Argentina