TULPAR próximo de entrar em produção no Cazaquistão

Após a visita do presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, à fábrica de Besqaru, a mais importante indústria de defesa do país, foi revelado os planos para a produção do carro de combate TULPAR.

A unidade fabril de Besqaru foi inaugurada em fevereiro, com um investimento de 13,5 bilhões de tenge (US$ 26,263 milhões), gerando 134 empregos, capacidade de produção de até 200 viaturas por ano e que já está produzindo os blindados da Otokar ARMA, 8X8 e 6X6, e COBRA 2, 4X4, com os nomes de “TAIMAS” e “AIBAR”, além do URAL 4X4.

De acordo com os planos apresentados no canal de TV 24kz, além dos blindados já citados, serão produzidos, já em 2026, o TULPAR em várias versões, mas com destaque para a carro de combate médio (“medium main battle tank – MMBT), equipada com a torre HITFACT MkII, da italiana Leonardo e com um canhão de 120mm (a mesma que equipa a VBC Cav Centauro II), e do veículo terrestre não tripulado (“unmanned ground vehicle” – UGV) ALPAR.

Um painel na fábrica de Besqaru com os veículos planejados para a produção

Esses novos blindados substituirão os antigos modelos russo/soviéticos utilizados pelo Exército e a escolha da Otokar se deu pela total transferência de tecnologia dos projetos, retirando do país a dependência de Moscou e Beijing. Além disso, o binômio TULPAR MMBT e ALPAR UGV será uma das mais avançadas soluções da atualidade.

Em 2021 o Cazaquistão adquiriu três exemplares do TULPAR para avaliação, sendo o primeiro operador desse novo sistema de armas, onde passaram por extensos testes utilizando diversas combinações armamentos e optrônicos, com várias torres, e o avaliando cuidadosamente e verificando sua capacidade operar na região e substituir os blindados BMP-2 e T-72. Após quatro anos de intensos testes ficou comprovada suas capacidades operacionais e logísticas, decidindo por sua adoção.

Os Cazaquistão é um país de grande extensão territorial, por isso seus testes foram muito focados em mobilidade, além deles terem sido feitos tanto no período de verão, com um clima árido e com uma temperatura que chega facilmente aos 40º, e no inverno, com uma brutal queda de temperatura, chegando aos -50º, o que comprova a incrível capacidade da viatura.

Além desse contrato, a empresa turca admitiu estar em negociações com outros países para o fornecimento, ou coprodução do TULPAR, incluindo um integrante da OTAN, consolidado esse excelente projeto que é um dos favoritos ao Projeto da Nova Família de Blindados (VBC CC/VBC Fuz) do Exército Brasileiro.

COMPARTILHE

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *