Treinador Aerobático DART-550, da Diamond Aircraft, realiza seu primeiro voo.

A fabricante austríaca de aeronaves composite Diamond Aircraft Industries anunciou a realização do voo inaugural do modelo DART-550, integrante da série Diamond Aircraft DART.

O biplace turboélice decolou usando pouca pista (short take-off) e completou com sucesso um programa básico em voo incluindo aproximações baixas, verificações de sistemas e operação de trem de pouso (extensão/retração) em diferentes velocidades.

O DART-550 é tracionado por um motor GE H75-100 da General Electric, com 550hp e sistema de controle eletrônico de motor e hélice (EEPC), empregando hélice MT de cinco pás.

O moderno cockpit biplace do DART 550.

Os assentos ejetáveis Martin Baker MK16 são do tipo zero-zero, e os sistemas aviônicos digitalizados integrados Garmin G3000 estão no estado da arte.

A velocidade máxima esperada é de 247 KTAS. O MTW ou Peso Máximo de Decolagem é de 2.400 kg (5.291 lbs) e o peso vazio totalmente equipado é de 1.600 kg (3.527 lbs).

A autonomia do DART-550 é prevista em 8 horas voando a velocidade de cruzeiro, mais reserva padrão, em condições MTW.

Versões

O treinador acrobático da série DART está disponível em variantes, diferindo na potência do motor, configuração do assento e/ou opções de aviônica, de acordo com os requerimentos e enecessidades do cliente.

Markus Fischer, diretor de vendas da série DART, afirmou: “Desde o início a Diamond Aircraft sabia que a série DART seria amplamente superior aos treinadores de geração anterior disponíveis no mercado. O DART-550 é o próximo grande impulso como avião de instrução, pois oferece uma gama completa de treinamento, indo do voo básico até o avançado”.

Linhas agressivas: mais um treinador construído em fibra de carbono chega ao mercado.

E Fischer continua “Antes de voar o avião real, o aluno vai alcançar sua capacidade de compreender e dominar a máquina empregando um simulador certificado pela EASA que emprega tecnologia glass cockpit de última geração, idêntico ao da aeronave, e encontra-se pronto e funcional. O assento ejetável da marca número um do mundo (Martin Baker MK16), o motor turboélice GE H75-100 da General Electric mais uma estrutura de fibra de carbono completa (fuselagem e asas/empenagens) fazem do DART 550 um novo marco no mercado de aeronaves de instrução/treinamento militar”, finaliza.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A empresa brasileira SIATT – Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico informou, através de um release, o sucesso do sexto...

Na manhã da última quinta-feira, dia 14 de março, ocorreu a cerimônia de conclusão dos testes de validação do Simulador...

 Entre nos dias 26 e 27 de junho, em Brasília (DF), ocorrerá a Ocean Shield Summit, o principal evento de...

Aurelio Giansiracusa, Ares Osservatorio Difesa (*) Nos Estados Unidos da América, a BAE Systems Land & Armaments, da Pensilvânia, recebeu um contrato...

Comentários

Disponível

DISPONÍVEL