Tiro com metralhadora das VBTP-MSR 6×6 Guarani

0
4439
(Imagem: Exército Brasil)

Durante o Estágio de Capacitação para Atirador do Sistema de Armas Remotamente Controlado (SARC) REMAX, o 1º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola) – 1º BI Mtz (Es) – realizou pela primeira vez, no campo de Instrução de Gericinó, tiros diurnos e noturnos com o novo equipamento instalado na Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média Sobre Rodas (VBTP-MSR) 6X6 Guarani.

O SARC REMAX (Reparo de Metralhadora Automatizado X) é uma estação de armas remotamente controlada para metralhadoras pesadas (.50) e 7,62 mm MAG.

Imagem 2 REMAX-Guarani
A REMAX III apresenta melhores dados de desempenho graças aos programas de experimentação do CTEx/CAEx (Imagem: Exército Brasileiro)

De acordo com boletim divulgado, a Portaria Nº 065 EME, o Exército Brasileiro adota oficialmente o REMAX.

PORTARIA Nº 065-EME, DE 8 DE MARÇO DE 2016

Adota o Sistema de Armas Reparo de Metralhadora Automatizado X, versão 3 (REMAX 3), desenvolvido pelo Centro de Tecnologia do Exército e a empresa ARES Aeroespacial e Defesa S.A.

O REMAX possibilitará uma nova dimensão à Força Terrestre Brasileira e à Defesa Nacional, potencializando o poder de combate e garantindo a segurança da tropa embarcada que realiza a operação no interior da viatura.

SARC REMAX

O REMAX  é uma estação de armas com giro estabilizada e controlada remotamente para metralhadoras (.50) e 7,62 mm, desenvolvida a partir dos requisitos do Exército Brasileiro por meio de uma parceria da empresa ARES Segurança e Defesa com o CTEx (Centro Tecnológico do Exército).

A estabilização das linhas de visada e de tiro permite um disparo preciso mesmo em condições de movimentação do veículo e do alvo.

O equipamento provê alta capacidade de autodefesa e observação diurna/noturna e pode ser instalado em veículos blindados usados, por exemplo, em combates, missões de patrulhamento de fronteiras e operações de manutenção de paz.

Batizada como REMAX 3 tem as mesmas características gerais das anteriores. Os  dados de desempenho estão melhores, fruto da evolução do projeto após as experimentações de campo realizadas junto com o CTEx / Centro de Avaliação do Exército (CAEx).

O Visor OIP de fabricação belga tem capacidade termal diurna e noturna com mira Laser. A capacidade de visão termal diurna é de extrema importância em especial trabalhando em áreas com o meio ambiente dominado po muita fumaça, nevoeiro ou pó.

Imagem 3 REMAX-Guarani
Teste de disparo noturno da REMAX III (Imagem: Exército Brasileiro)

A energia do REMAX é fornecida pelo próprio veículo e o equipamento é capaz de verificar todas as funções eletrônicas que asseguram as condições de operação. O Sistema é formado por duas unidades: a estação de arma, instalada na parte externa do veículo, e o console de operação, que fica na parte interna.

O sistema é controlado remotamente por apenas um operador,  que fica dentro do veiculo. A empresa ARES está trabalhando para que o console interno seja o mesmo tanto para a REMAX 7,62 mm / .50 BMG como para a UT30BR.

Ivan Plavetz