Thales Netherlands SMART-L EWC e a Defesa Antiaérea da OTAN

Fragata_radares_Thales_Netherlands_Foto_Caiafa
(Imagem: Roberto Caiafa)

O Ministério da Defesa da Holanda (Defense Materiel Organisation in The Netherlands) e a Thales anunciaram o estabelecimento de uma parceria de mantenimento e manutenção de quatro radares SMART-L Early Warning Capability (EWC) para a Real Marinha Holandesa, já em serviço com as fragatas da Classe De Zeven Provincien, e a entrega de dois exemplares do mesmo sistema baseado em terra (Ground Based-GB) para a Real Força Aérea daquele país.

Segundo informações divulgadas, o compromisso de longo termo da parceria vai permitir um melhor gerenciamento dos custos do SMART-L EWC e GB durante todo o ciclo de vida útil dos sistemas.

As quatro fragatas da Classe De  atuam como multiplicadores de força da Defesa Antiaérea, sendo conhecidas pela sigla LCF, (luchtverdedigings-em-commando fregat, fragata de defesa aérea e de comando).

O radar SMART-L EWC é o principal sensor desse esquema, provendo a detecção de longo alcance (2.000 Km). O radar multifuncional Thales APAR fornece os parâmetros de interceptação para alvos complexos como mísseis balísticos, engajados pelo sistema de armas Standard SM-2 IIIA de lançamento vertical.

O_Radar_Smart-L_De_Zenven_Provincen_F805_Thales_Netherlands_Foto
(Imagem: Divulgação)

Com um perfil antiaéreo por excelência (o Evolved Sea Sparrow provendo a defesa de ponto), esses navios também estão fortemente armados para combate de superfície com um canhão Oto Melara de 127 mm e oito lançadores de mísseis Harpoon antinavio a meia nau.

Para o combate antisubmarino, existem dois lançadores duplos para torpedos Raytheon MK46 Mod 5, e um helicóptero NHI NH90F é mantido a bordo usando um espaçoso hangar e operando no convoo de popa.

As fragatas têm 144,2 metros de comprimento, 18,8 metros de boca e deslocam 6.050 toneladas carregadas. A propulsão, do tipo CODOG, alcança 29 nós de velocidade máxima e permite atingir até 4.000 milhas de autonomia a 18 nós. A tripulação é formada por apenas 202 militares, evidenciando a extensa automatização de processos e equipamentos a bordo.

Roberto Caiafa

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Durante a Eurosatory 2024, que esta ocorrendo no Centro de exposições Paris-Nord Villepinte, localizado nos arredores de Paris, a empresa...

Variante com uma nova torre é  apresentada na feira de Paris A BAE Systems está apresentando o CV90MkIV com uma...

Na quarta-feira (12), o mercado de defesa se agitou com a notícia divulgada pelo portal britânico Janes de que o...

A AVIBRAS Indústria Aeroespacial S/A, que em tempos passados foi considerada uma das maiores empresas  de defesa do mundo, mas...

Comentários

DISPONÍVEL