Thales Alenia Space construirá o satélite EUTELSAT 10B (serviços de conectividade a bordo e marítima)

A Thales Alenia Space, uma Joint Venture entre a Thales (67%) e Leonardo (33%), firmaram uma carta-acordo com a Eutelsat Communications (Euronext Pars: ETL) para a aquisição de um novo satélite totalmente elétrico, chamado EUTELSAT 10B.

O satélite EUTELSAT 10B é baseado na linha de produtos Spacebus NEO da Thales Alenia Space e será particularmente responsável pelas missões de alto desempenho (HTS – High Throughput Services) na Europa, na Bacia do Mediterrâneo, no Oriente Médio e, também, sobre o Oceano Atlântico, África e Oceano Índico.

Duas das principais capacidades do satélite é proporcionar continuidade pontual dos serviços nas Bandas C e Ku, no EUTELSAT 10A. As missões HTS permitirão que a Eutelsat acesse novos clientes e mercados, oferecendo serviços de mobilidade de alto desempenho na Banda Ku, nos setores Marítimo e de Aviação.  As missões contarão com uma capacidade de multifeixe de 14kW, permitindo a alocação dinâmica dos serviços. Tal alocação é essencial para permitir uma grande flexibilidade e solidez com relação às evoluções do mercado. O núcleo de capacidade contará com um Processador Thales Alenia Space SpaceFlexTM VHTS de 5ª geração, atingindo alto desempenho de flexibilidade e eficiência em termos de produtividade e largura de banda.

“O EUTELSAT 10 B é o 28º satélite encomendado pela Eutelsat à Thales Alenia Space, o 6º satélite Thales Alenia Space com base na linha de produtos Spacebus NEO e o 4º satélite com um Processador Digital Transparente de 5ª geração, para uma missão totalmente digital”, declarou Jean Loic Galle, CEO da Thales Alenia Space. Jean Loic Galle acrescentou ainda que: “Gostaria de agradecer a Eutelsat por sua confiança de longa data e por compartilhar este sucesso com as agências espaciais francesa e europeia (CNES e ESA), cujo apoio, através dos programas de desenvolvimento, foi essencial para satisfazer as necessidades atuais do mercado e dos clientes”.

Com lançamento previsto para 2022, o EUTELSAT 10B estará localizado na posição orbital 10°E e terá uma vida útil de, no mínimo, 15 anos.

Sobre a Thales Alenia Space

Com mais de 40 anos de experiência e uma combinação única de habilidades, conhecimento e culturas, a Thales Alenia Space oferece soluções com bom custo-benefício para as telecomunicações, navegação, observação da Terra, gestão ambiental, exploração, ciências e infraestruturas orbitais.

Tanto governos quanto empresas privadas contam com a Thales Alenia Space para projetar sistemas baseados em satélite que oferecem conexões a qualquer hora e em qualquer lugar além de posicionamento, monitorar nosso planeta, aumentar a gestão de seus recursos, explorar nosso Sistema Solar e o universo.

A Thales Alenia Space enxerga o espaço como um novo horizonte, que ajuda a construir uma vida melhor e mais sustentável na Terra. Uma joint venture entre a Thales (67%) e a Leonardo (33%), a Thales Alenia Space também se associa a Telespazio para constituir a “Aliança Espacial” entre as empresas, oferecendo uma variedade completa de serviços.

A Thales Alenia Space contabilizou faturamento consolidado de cerca de 2,5 bilhões de euros em 2018 e tem cerca de 8 mil colaboradores em nove países. www.thalesaleniaspace.com

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Durante cerimônia realizada nesta quinta-feira, 28 de março, no Ministério da Defesa (MD), foi assinada carta de intenções entre Brasil...

No mês de março de 2024, a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt) recebeu uma unidade...

Na manhã de hoje, 27 de março, ocorreu a cerimônia de lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), o terceiro...

Durante a LAAD Security & Defence 2024, feira voltada para a Segurança Pública que acontece entre os dias 2 e...

Comentários

EM BREVE