Thales Alenia Space conclui análise do satélite ExoMars

0
1674

A Thales Alenia Space, principal contratada da Agência Espacial Europeia (ESA) para a construção do satélite ExoMars, concluiu com sucesso a Revisão de Comissionamento em Órbita (IOCR).

A Thales Alenia Space analisou os resultados das operações de Lançamento e Fase Inicial em Órbita (LEOP) e de comissionamento para elaborar um relatório dirigido para a ESA. O relatório confirma a funcionalidade total dos dois módulos que formam o satélite: EDM (Entry and Descent Module) e TGO (Trace Gas Orbiter).

Testes no TGO durante a fase LEOP confirmaram que as temperaturas do satélite estão dentro dos limites operacionais, o subsistema de propulsão (Sistema de Controle de Reação, ou RCS) está operando conforme esperado e o consumo de energia é nominal. Os parâmetros elétricos (voltagem e corrente) permanecem estáveis em relação aos resultados dos testes na Terra.

“Estamos felizes em confirmar que o ExoMars está em excelente forma, com tudo ocorrendo de acordo com o cronograma. Garantimos que a equipe de técnicos e engenheiros da Thales Alenia Space está trabalhando arduamente na preparação para a chegada do satélite em Marte, no dia 19 de outubro”, contou Walter Cugno, diretor do programa ExoMars na Thales Alenia Space. “Também estamos muito orgulhosos de receber o agradecimento da Agência Espacial Europeia (ESA) pelo excelente trabalho realizado”, acrescentou.

Enquanto o ExoMars continua sua viagem para Marte, a Thales Alenia Space conclui negociações com a ESA sobre atividades de acompanhamento do percurso interplanetário, abordagem a Marte e fases operacionais.

Recentemente, a Thales Alenia Space assinou um Registro de Acordo com a ESA para integrar a segunda missão do programa ExoMars, com o Rover e Plataforma de Superfície, que deve ocorrer no final de 2020.

Todos os sistemas do satélite ExoMars, que já está a caminho de Marte, estão prontos. (Imagem: Thales Alenia Space)
Todos os sistemas do satélite ExoMars, que já está a caminho de Marte, estão prontos. (Imagem: Thales Alenia Space)

Próximos passos:

  • Meados de junho – segunda carga útil do TGO e check-out do EDM.
  • Início de julho – comissionamento do motor principal do TGO realizando uma leve manobra acionada.
  • 28 de julho – DSM (Deep Space Maneuver), manobra para colocar a espaçonave na trajetória necessária para que aterrisse em Marte.
  • 11 de agosto – ajuste de trajetória.
  • Setembro-outubro – simulação de pouso em Marte.
  • 16 de outubro – o EDM se separa do orbitador.
  • 19 de outubro – o TGO entra na órbita marciana, enquanto o EDM aterrissa simultaneamente em Marte.

Ivan Plavetz