Testes de mar com dispositivo anti-torpedo CANTO® 130 mm

As empresas DCNS, Chemring Countermeasures e Terma anunciaram que conduziram juntas testes de mar para testar nova solução de autodefesa anti-torpedos. Essa solução é produto de integração do C-Guard Decoy Launching System da Terma com o dispositivo anti-torpedo CANTO® 130mm da DCNS e com o módulo de lançamento da Chemring. As provas visaram confirmar a eficácia operacional do sistema para desviar torpedos do seu alvo original, ou seja, o navio lançador.

Uma vez lançado, o dispositivo CANTO® 130mm imerso no mar emite inúmeros sinais que geram ecos falsos para confundir os sensores dos torpedos que se aproximam. Essa habilidade associada a manobras evasivas do navio lançador para se retirar da zona de perigo tem como resultado a neutralização da ameaça que pode terminar com o esgotamento da energia da propulsão que movem os torpedos (energia elétrica ou combustível).

Imagem 3 DCNS-Terma-Chemring
Lançamento do dispositivo anti-torpedo CANTO® 130mm (Imagem: Divulgação)

As provas, auxiliadas pela Marinha Real da Dinamarca e pela Organização de Aquisição e Logística de Defesa da Dinamarca (DALO), contou com a participação da fragata dinamarquesa HDMS Iver Huitfeldt (F361).

De acordo com René d’Ambrières da DCNS, diretor da área de negócios envolvendo armas submarinas, os testes foram bem sucedidos. Segundo ele, todas as expectativas que antecederam as provas foram confirmadas. A DCNS e suas parceiras no projeto estão satisfeitas com a confirmação da capacidade desse dispositivo de auto-defesa de última geração, enfatizou o executivo.

Imagem 4 DCNS-Terma-Chemring

Projeto e produção bem-sucedida dessa contramedida, bem como o sucesso das provas de mar realizadas a bordo de plataformas marítimas, torna o sistema atraente no mercado interno ou de exportação, avalia d’Ambrières.

Imagem 5 DCNS-Terma-Chemring
Estratégia de autodefesa contra torpedos com emprego do dispositivo anti-torpedo CANTO® 130mm (Imagem: Divulgação)

Simon Jensen, gerente comercial de produto da Terma, disse que as futuras perspectivas são para que a joint venture entre a DCNS e Terma seja fortalecida em função do êxito dos testes de integração entre o C-Guard e o CANTO® 130mm permitindo a promoção desse produto no estado-da-arte como solução para os emergentes requerimentos de auto-proteção contra a ameaça dos torpedos.

 

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

O Ministério da Defesa (MinDef), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SeProD), acompanhou, entre os dias 15 a...

O Gripen E/F tem ocupado cada vez mais a pauta da aviação militar brasileira pelo conjunto de segmentos e áreas...

No dia de hoje, 17 de abril, no Quartel General do Exército (QGEx), o general de exército Fernando José Sant’ana...

Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o Destacamento de Aviação do Exército no Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN)...

Comentários

DISPONÍVEL