O Comando do 1o Distrito Naval (Com1oDN) realizou a cerimônia de outorga da Medalha Amigo da Marinha no dia 6 de novembro.
No evento presidido pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Fuzileiro Naval Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro, foram 140 agraciados, entre personalidades civis, militares de outras Forças e instituições, que receberam suas medalhas na Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras (RJ).
Após a imposição das medalhas, a Banda Marcial de Fuzileiros Navais presenteou o público com diversos clássicos da Música Popular Brasileira.
Na sequência, foi realizado o tradicional Cerimonial à Bandeira, cuja dobradura do Pavilhão Nacional é feita por oito soldados Fuzileiros Navais.
As medalhas foram entregues pelo Presidente da Sociedade Amigos da Marinha no Rio de Janeiro (SOAMAR-Rio), José Antônio de Souza Batista, acompanhado por outros paraninfos, dentre eles o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais; o Diretor-Geral de Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster; o Comandante da Força de Fuzileiros de Esquadra, Vice-Almirante Alexandre José Barreto de Mattos; e o Comandante do 1o Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros .
A Marinha do Brasil (MB) dedica o dia 6 de dezembro como data nacional do Amigo da Marinha.
Todos os anos, a MB homenageia aqueles que se distinguiram por ajudar a divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Força, na defesa dos interesses atinentes à instituição e na divulgação da importância do mar para o país.